O último dia de jogos do Grupo C da 16ª temporada da ESL Pro League trouxe muitas emoções. A MOUZ enfrentou a lanterna HEET, mas teve que vencer de virada para garantir o primeiro lugar. A Complexity teve confronto direto contra a ENCE e também confirmou a vaga, enquanto a Heroic teve que suar para virar diante da Astralis e alcançar os playoffs.
ENCE 0x2 Complexity
Em jogo equilibrado do começo ao fim, a Complexity levou a melhor contra a ENCE. No primeiro mapa, a Overpass, o CT europeu funcionou bem, principalmente na reta final da etapa inicial. Sempre correndo atrás do placar, o time teve todo o quinteto funcionando bem para virar um 7 a 3 e ir em vantagem ao segundo tempo. No entanto, a Complexity virou o placar, sofreu um empate em 9 a 9, mas tiveram hallzerk, floppy e FaNg brilhando para fechar em 16 a 11.
Todo o equilíbrio, no entanto, se transformou em momentos bem distintos das duas equipes na Nuke. A Complexity amassou como CT em excelente atuação de Grim com 21 abates no primeiro tempo, mas a ENCE deu o troco e chegou a virar o jogo no fim em 14 a 13. Apesar da grande reação, Hallzerk e Floppy chamaram a responsabilidade no fim para decretar a vitória por 16 a 14 e a classificação.
MOUZ 2×1 HEET
Última colocada no grupo, a HEET ainda deu muito trabalho para os líderes da MOUZ. A equipe francesa chegou a fazer 3 a 0 no TR, mas viu a MOUZ se impor e ir ao intervalo com 11 a 4. No entanto, os franceses fizeram um grande CT com Ex3rcice liderando e forçando a prorrogação. A MOUZ até venceu o round inicial do tempo extra, mas foi a HEET que embalou mais quatro rodadas e fechou o mapa em 19 a 16.
A vitória embalou o primeiro round pistol para a HEET, mas foi a MOUZ reagiu, virou para 5 a 1, chegou a tomar o empate, mas ainda foi em vantagem para o intervalo por 8 a 7. Os franceses até venceram novamente o pistol, mas sofreram seis rounds em sequência que encaminhou para o time europeu para fechar logo em seguida por 16 a 12.
No último mapa, a MOUZ, que já vinha de um momento melhor, apenas consumou a vitória. A HEET até venceu o pistol, mas o TR dos europeus teve frozen brilhando para fazer 17 abates e ajudar no 9 a 6. O segundo tempo manteve a tradição dos franceses vencerem os rounds iniciais, mas de nada adiantou já que o CT com JDC e torzsi anotaram 24 abates para fechar em 16 a 9.
Heroic 2×1 Astralis
Uma série para ninguém botar defeito e cheia de emoções. Na Overpass, a Astralis saiu na frente no TR, mas conviveu com altos e baixo durante todo o mapa. O time de blameF saiu em vantagem por 9 a 6, mas os rivais dinamarqueses cresceram no segundo tempo para levar o 15-15 para prorrogação. O desempate teve a Heroic abrindo vantagem, mas sofrendo quatro em cinco rounds seguintes para fechar em 19 a 17.
Na Inferno, a Heroic até começou atrás, mas conseguiu vencer no CT com quatro dos cinco jogadores passando dos 10 abates. A mudança de lados teve a Astralis empatando o jogo em 9 a 9, mas o quinteto da Heroic conseguindo vencer e levar a melhor por 16 a 12.
O desempate teve mais um jogo equilibrado, mas com a Heroic começando melhor nos dois tempos. O time de cadiaN abriu 4 a 1 e foi controlando o ímpeto do rival sempre destruindo a economia ao máximo. A Astralis até reagiu, mas não impediu a derrota por 8 a 7. No segundo tempo a Heroic voltou a crescer e encaminhou a série com 12 a 7. A Astralis conseguiu responder, mas voltou a sofrer com cadiaN e stavn em dias inspirados para confirmar o 16 a 13.
Classificação e próximos jogos
Os jogos do grupo C chegaram ao fim com a MOUZ fechando a fase de grupos com cinco vitórias e uma derrota na liderança. A ponta da tabela dá vaga direta nos playoffs da ESL Pro League. A Heroic ficou logo abaixo com 4-2 e a Complexity fecha com a terceira vaga com 3-3. Astralis, ENCE e HEET ficaram em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente, e estão eliminadas.
O último grupo restante é o D, mas ele começará a ser disputado na quarta-feira, 21. Cloud9 e EG abrem as disputas às 07h30 (de Brasília), Eternal Fire e FURIA jogam às 11h e Liquid e Movistar Riders fecham o dia às 14h30.