Na manhã de domingo (1), a Eslovênia de Luka Doncic venceu a Espanha por 95 a 87 em uma grande partida que era confronto direto pela primeira colocação do grupo C das Olimpíadas. Com esse resultado, os eslovenos terminam a fase de grupos com 100% de aproveitamento e ficam no primeiro pote no sorteio, enquanto a os espanhóis tem 50% de chances de encarar os Estados Unidos.
Luka Doncic teve uma atuação mais discreta em pontuação e anotou apenas 12, mas ficou a uma assistência de anotar um triplo-duplo, com 14 rebotes e 9 assistências que seria o terceiro na história dos Jogos Olímpicos no basquete masculino.
Siga Ao Vivo Tudo das Olimpíadas Aqui no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O JOGO
Desde o inicio as duas equipes mostraram que o nível da partida seria alto. Em um começo de muitas bolas triplas, a Espanha começou melhor fazendo uma parcial de 10 a 6, com Ricky Rubio sendo o principal comandante das ações ofensivas e acertando bons arremessos de médias distância. A Eslovênia teve um problema com Luka Doncic cometendo três faltas ainda no primeiro tempo e tendo que ficar mais no banco para se preservar, mas mesmo assim os eslovenos se mantiveram na partida e o intervalo foi com 44 a 41 para a Espanha.
+AO VIVO – Confira todas as emoções dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020
Na volta para o segundo tempo, os espanhóis começaram quente e tiveram uma parcial de 11 a 2, mas a Eslovênia logo reagiu com bolas triplas tendo Doncic mais assistente do que agressivo no ataque. Os últimos quartos foram lá e cá, Pau Gasol converteu duas bolas triplas pelo lado da Espanha e Cancar pelos eslovenos foi anotando pontos importantes, terminando o terceiro período empatado em 68 a 68, deixando tudo para se resolver no final.
Mike Tobey foi muito importante no último quarto sendo agressivo dentro do garrafão adversário e a Eslovênia liderava por três pontos a menos de dois minutos do fim. A Espanha foi pro tudo ou nada e não conseguiu empatar a partida, e os eslovenos venceram e em sua primeira participação em Olimpíadas já se classifica como primeiro do para garantir primeiro do grupo.
Definida a fase de grupos, a Eslovênia fica no pote 1 do sorteio, enquanto a Espanha ficará no 2 e poderá logo de cara enfrentar a seleção dos Estados Unidos nas quartas de final. No outro confronto do grupo, a Argentina conseguiu vencer o Japão e garantiu vaga também para a próxima fase após perder os dois primeiros jogos.
CONFIRA O CHAVEAMENTO
Pote 1: França, Austrália, Eslovênia, Estados Unidos
Pote 2: Itália, Espanha, Alemanha, Argentina