Lutas

Esquiva Falcão é derrotado por alemão em luta por título mundial de boxe

Esquiva Falcão antes de luta por cinturão (Foto: Divulgação/Instagram Esquiva Falcão)

Medalhista olímpico brasileiro foi dominado por Vincenzo Gualtieri e perdeu chance de título

Divulgação/Instagram Esquiva Falcão

O Brasil perdeu a chance neste sábado (1/7) de ter mais um campeão mundial no boxe. Esquiva Falcão teve a chance de conquistar o cinturão dos médios da Federação Internacional de Boxe (IBF) ao enfrentar o alemão Vincenzo Gualtieri, em luta disputada na cidade de Wuppertal (ALE).

Mesmo sendo favorito, o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 acabou vendo o lutador da casa crescer no duelo e aplicar knockdown no brasileiro. Gualtieri dominou a luta e, assim, se tornou o novo campeão da categoria.

+ Henry Cejudo se lesiona e deixa luta contra Marlon Vera no UFC 292

Como foi a luta

Foi um começo de combate que pendeu mais para Esquiva, que foi ao ataque e colocou o alemão numa postura de buscar sair mais no contragolpe. Mas, no segundo assalto, Gualtieri conseguiu derrubar o capixaba e, dali em diante, começou a ditar o ritmo da luta e a frustrar o medalhista olímpico.

Ainda buscando uma postura ofensiva, Esquiva Falcão passou a não ter mais contundência em seus golpes, abrindo espaço para Gualtieri armar uma estratégia de anular o ataque do brasileiro e medir sua força em seus socos, que começaram a pegar Esquiva de forma mais precisa e veloz. Somente quando conseguia chegar bem na linha da cintura do alemão é que o lutador do Espírito Santo conseguiu alguma chance de equilibrar as ações.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Até, pelo menos, o sexto assalto, o domínio era claro por parte de Gualtieri, mas o brasileiro tratou de partir para cima do alemão no sétimo assalto e acabou levando um golpe baixo nesta parte da luta, na qual o árbitro inicialmente teria achado que fora um golpe limpo e abriu a contagem para o brasileiro. Quando a luta foi retomada, o controle das ações por parte do lutador da casa, empurrado pela torcida, se manteve.

Houve um novo golpe ilegal de Gualtieri, que não foi apontado pelo árbitro, na parte final da luta. Mas Esquiva não conseguiu achar um modo de reagir a um lutador que se manteve bem defensivamente e procurou no ataque minar as ações do capixaba para conquistar através da decisão unânime dos juízes o título dos médios da IBF.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo