Basquete

Estrela em ascensão: Gui Santos brilha pelo Minas na temporada do NBB

Gui Santos Minas
Divulgação/Minas Tênis Clube

O ano de 2021 tem sido especial para Gui Santos. O ala de 19 anos é um dos grandes destaques do Minas Tênis Clube na temporada e confirmou o excelente desempenho com a seleção para o Nike Hoops Summit, evento com jogadores emergentes, e também a inscrição no Draft da NBA. Complementando a melhor fase da carreira, a temporada vivida pela equipe mineira faz com que o casamento seja ainda mais perfeito.

Em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, Gui Santos comentou a grande temporada com o Minas. O ala destacou o foco total nos playoffs da competição mesmo com aproximação de Olimpíadas e Draft da NBA. Além disto, o jovem revelou a expectativa com a série diante do Franca pela quartas de final da competição.

— Estou focado apenas nos Playoffs do NBB neste momento, é o meu objetivo principal agora. Fizemos uma ótima campanha na primeira fase, mas isso ficou para trás. Estamos trabalhando forte, fazendo os últimos ajustes na equipe nessa preparação para chegarmos bem para os confrontos das quartas de final contra Franca. Sabemos que vai ser uma série muito dura e vamos pensar em um jogo de cada vez, cada partida precisa ser encarada como uma decisão – afirmou Gui.

Há três temporadas no NBB, Gui Santos conviveu os dois primeiros anos se adaptando ao ritmo da competição, o nível dos profissionais e, claro, se aprimorando. Em 2020/21, o ala conseguiu explorar todo o seu potencial em 28 jogos com médias de 8.5 pontos, 5.7 rebotes, 1.7 assistência e 11 de plus/minus por jogo. Os grandes jogos fizeram com que o armador fosse presença constante em listas dos melhores do time do Minas.

— Tenho trabalhado muito, buscando sempre evoluir, melhorar o meu jogo e estou feliz por estar conseguindo ajudar a equipe. Coisas boas estão acontecendo nesta temporada, vieram as convocações para a Seleção Brasileira, o Minas está tendo um ano muito bom, com um grupo muito forte e unido. Tenho muito apoio de todos no clube, no time, e isso eu levo para dentro de quadra, estou seguro e confiante para desenvolver o meu melhor jogo – disse Gui Santos.

Outro torneio importante para o Minas foi a BCLA. Na competição continental, o time de Belo Horizonte ficou com o terceiro lugar depois de uma fase de grupos conturbada, mas uma disputa de playoffs que foi digna para a equipe. Depois de bater o Quimsa, campeão em 2020, o time de Leo Costa foi derrotado pelo Real Estelí na semifinal, mas ganhou muito bem diante do São Paulo.

— Ficamos muito felizes com o resultado na Champions, foi um resultado importante para o clube, e que nos enche de confiança para a sequência da temporada.

Gui Santos
Gui Santos é um dos destaques do Minas na temporada (Foto: João Pires/LNB)

Fruto da nova geração do basquete brasileiro, Gui Santos fez questão de enfatizar outros talentos que estão presentes na seleção. Entre os nomes citados pelo ala, alguns adversário conhecidos e que estão nos playoffs do NBB: Lucas Dias, Yago e Georginho. Por outro lado, o jovem relembrou de jogadores importantes para a Seleção Brasileira no futuro com mais experiência e que estão na NBA como Raulzinho, armador do Washington Wizards.

— Temos uma geração forte, de muito talento, que vai poder ajudar a Seleção Brasileira por muitos anos. Alguns jogadores um pouco mais experientes, mas ainda jovens, como Raulzinho, Cristiano Felício e Caboclo, mas outros mais novos, como Didi, Georginho, Yago, Caio Pacheco, Lucas Dias, entre outros. São jogadores que já jogam pelo Brasil, que já possuem experiência em competições internacionais, mas com um potencial enorme ainda de evolução, nomes que tem orgulho de vestir a camisa da Seleção Brasileira – finalizou Gui Santos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top