Um estudo da Sports Value, empresa especializada em marketing e finanças esportivas, divulgado pela “CNN Brasil” nesta quarta-feira, ranqueou os principais clubes brasileiros do mais ao menos valioso. Os dados reunidos são referentes ao ano de 2020. O Flamengo, com boa vantagem para o Corinthians, segundo colocado, lidera o levantamento.
Segundo Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value e responsável pelo levantamento, houve uma grande influência da pandemia de coronavírus no valor de mercado dos clube do Brasil.
– O estudo mostra que os clubes valem muito pouco e valerão menos em 2021, quando os impactos da pandemia de Covid-19 estarão mais claros – declarou Somoggi.
Os 30 clubes mais valiosos do futebol brasileiro possuem valor de mercado somado de R$ 25,1 bilhões. A nível de comaparação, o Real Madrid, sozinho, vale aproximadamente R$ 21,7 bilhões. Dallas Cowboys, da NFL, tem valor aproximado de R$ 28,18 bilhões.
Entenda a metodologia
Para chegar a esses números, a Sports Value levou em consideração quatro itens:
Direitos esportivos
Receitas referentes a participações dos clubes em competições estaduais, nacionais (Brasileirão e Copa do Brasil) e internacionais (Libertadores, Sul-Americana e Mundial Interclubes). Aqui, é levado em consideração o dinheiro que os clubes ganham com as transmissões dos jogos.
Ativos
Dinheiro em caixa, aplicações financeiras, estádios, centros de treinamentos e qualquer outro tipo de instalação.
Jogadores
Valor do plantel do time profissional atual e o registro contábil dos gastos de formação de jogadores das categorias de base.
Valor de marca
Nesta conta entram o potencial de mercado consumidor de cada clube, tamanho da torcida, distribuição geográfica, engajamento, potencial esportivo e aproveitamento das receitas oriundas da marca.
Siga o @portalENM nas redes sociais!