A Premier League anunciou, na manhã desta segunda-feira, uma alteração na punição sofrida pelo Everton por violação das Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSR). Em novembro do ano passado, o clube de Liverpool foi punido com a perda de dez pontos, no entanto essa punição foi reduzida para seis pontos a menos no Campeonato Inglês.
Com isso, os Toffees deixam de ter 21 pontos e passam a ter 25, indo da décima sétima colocação para a décima quinta. O que faz a equipe abrir cinco pontos de vantagem para o Luton Town, primeiro time da zona de rebaixamento da para a Championship.
Em um comunicado a Premier League afirmou:
-O Everton FC recorreu da sanção que lhe foi imposta com base em nove fundamentos, cada um dos quais relacionado com a sanção e não com o facto da violação, que o clube admitiu.
Dois desses nove fundamentos foram acolhidos pela Câmara de Recurso, que substituiu a dedução original de 10 pontos por seis.
Esta sanção revista tem efeito imediato e a tabela da Premier League será atualizada hoje para refletir isso- Afirmou a Premier League.
O time do Goodison Park foi punido por violação de regras do fair play financeiro da competição, isso está relacionado a rentabilidade e sustentabilidade do clube. Todas as equipes da Premier League são avaliadas uma vez por ano para avaliar se as equipes estão cumprindo as regras de rentabilidade e sustentabilidade da competição.
As regras de fair play financeiro da Premier League constam que os clubes podem ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) em um espaço de tempo de três anos. No caso do Everton, o clube teve perdas de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) entre os anos de 2018 e 2021.
Após o clube ser punido, torcedores do Everton protestaram contra à liga. Eles reclamam, que o Manchester City teria violado várias leis similares, mas ainda não recebeu nenhuma punição da competição. Os Citizens são investigados por terem cometido 115 violações das Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSR) entre os anos de 2008 e 2018.
Com a recuperação de quatro pontos, o Everton respira na Premier League. Com isso, os Toffees ultrapassam Brentford e Nottingham Forrest, e agora tem 25 pontos na competição, e ocupam a décima quinta posição, com cinco pontos na frente do Luton Town (20 pontos), primeiro time da zona de rebaixamento. O time de Liverpool ainda pode ser ultrapassado nesta rodada pelo Brentford, que jogará hoje contra o West Ham, às 17h (horário de Brasília).