Destaque
Ex-goleiro do Botafogo, Helton Leite vai atuar no Benfica? Veja como está a negociação
— Continua depois da publicidade —
Com 29 anos, Helton Leite é um dos melhores goleiros em atividade no futebol português. Titular indiscutível no Boavista, ele pode trocar de clube na temporada 2020/2021. A princípio, o maior interessado em contar com o brasileiro é o Benfica. A informação primeiramente foi divulgada pelo jornal “A Bola” e posteriormente confirmada pelo Esporte News Mundo.
CONHEÇA O CANAL DO ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!
SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM.
Os Encarnados estão avaliando o mercado para buscar um substituto para o grego Odysseas Vladchodimos, que pode ser negociado com o Newcastle, da Ingletarra, na próxima janela de transferências. Porém, o Benfica não pensa em facilitar a vida do novo milionário do futebol inglês. Afinal, deseja receber 60 milhões de euros (R$ 375 milhões) pelos direitos do jogador.
Helton Leite, antes de mais nada, chegaria com status de titular ao Benfica. O russo Ivan Zlobin, de 23 anos, é muito questionado pela torcida, e não passou segurança nas partidas que disputou nesta temporada. Por outro lado, o belga Mile Svilar, uma das maiores promessas do futebol europeu, ainda é considerado inexperiente para assumir a titularidade.
Assim, o Benfica deseja a contratação de Helton Leite, que pode ser liberado pelo Boavista. O ENM apurou que o arqueiro espera uma sinalização do presidente Vítor Murta para decidir seu futuro. O empresário do goleiro, Baltazar de Morais Júnior, ex-atacante de Flamengo, Botafogo e Grêmio, está tentando costurar um acordo entre as partes.
O Boavista, todavia, enxerga a negociação como uma possibilidade de reforçar as finanças em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Helton Leite tem contrato com o clube até junho de 2021. De acordo com o site Transfermarkt, especialista em mercado da bola, o brasileiro está avaliado em 1 milhão de euros (R$ 6,2 milhões).
A carreira de Helton Leite
Filho do lendário goleiro João Leite, que fez história no Atlético-MG, o jogador defendeu oito clubes brasileiros. Nesse ínterim, ele passou pelas divisões de base do América (MG), Goiás e Grêmio. Posteriormente, passou pelo Corinthians (PR), Boa Esporte (MG), Ipatinga (MG) e Criciúma (SC).
Logo depois, Helton Leite defendeu o Botafogo entre 2014 e 2017. Contratado para ser reserva imediato de Jefferson, o arqueiro disputou apenas 32 partidas com a camisa alvinegra. O jogador, inclusive, integrou o elenco que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2015.
Com isso, sem espaço no Alvinegro, Helton Leite foi atuar no São Caetano onde foi um dos destaques do Campeonato Paulista de 2018. Porém, o atleta foi conseguir reconhecimento no futebol após se transferir para o Boavista na temporada 2018/2019. Por lá, soma 36 partidas pelo clube que ocupa a 11ª colocação do Campeonato Português.