Neste começo de Campeonato Paulista Sub-17, o lateral-direito Gabriel Bessan desponta como um nome para ficar de olho. Aos 16 anos, o jogador que defende as cores do Mirassol já soma passagens pelas bases de São Paulo e Athletico-PR e teve a oportunidade de receber dicas do lateral Daniel Alves, também ex-São Paulo, seu companheiro de posição e um dos principais atletas da história recente do Brasil.
Gabriel nasceu em São José do Rio Preto (SP) e iniciou sua carreira com apenas cinco anos em uma escolinha de futsal da cidade. Quando foi para o campo, disputou o campeonato estadual Sub-11 pelo América de São José de Rio Preto e defendeu outros clubes pequenos da região paulista.
CARREIRA NAS CATEGORIAS DE BASE DO SÃO PAULO
Em 2018, o lateral foi observado por um olheiro do São Paulo depois de marcar um gol olímpico, recebeu convite para fazer um teste no Tricolor e foi aprovado uma semana depois. Ele foi integrado ao elenco Sub-13 e participou do Campeonato Paulista da categoria, no qual o time avançou até a final e foi derrotado pelo Palmeiras na decisão.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
No ano seguinte, Bessan adquiriu a idade mínima para ficar alojado no clube e passou no teste para morar no Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia. E foi neste momento que o defensor pôde conhecer e conversar pessoalmente com Daniel Alves, que havia chegado ao Tricolor naquela temporada como um dos destaques do time.
– Foi uma honra imensa ter tido a chance de falar com o Daniel Alves. Ele me tratou super bem, desenvolvemos uma relação muito bacana durante o período no São Paulo. Nós chegamos a tirar uma foto juntos e ele ainda me deu alguns conselhos que levarei para sempre comigo, como trabalhar bastante, ter paciência e se manter focado e motivado a todo instante. É um jogador que marcou seu nome na história do futebol e uma grande referência para minha carreira”, disse Gabriel sobre o ex São Paulo.
PASSAGEM PELO ATHLETICO
Depois de um ano de treinamentos em 2019 e a paralisação das atividades em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, Bessan foi para sua casa em São José do Rio Preto (SP) e retornou aos alojamentos de Cotia apenas em 2021. O defensor passou a jogar na equipe Sub-17 e chegou a treinar com o elenco profissional, mas acabou deixando o time paulista durante a temporada e acertou sua transferência para o Sub-16 do Athletico-PR.
CHEGADA AO MIRASSOL
Gabriel rapidamente conquistou seu espaço no Furacão e vinha tendo sequência entre os titulares da categoria. Porém, após mudanças na direção e na comissão técnica, começou a ser escalado com menos frequência e rescindiu seu contrato. Depois de sair de suas ex equipes e à procura de uma nova oportunidade, Brassan recebeu propostas de clubes como Santos, Cruzeiro e América-MG, mas tomou a decisão de defender as cores da base do Mirassol em abril de 2022.
– Gostei muito do projeto que o Mirassol apresentou para mim e decidi aceitar. Além disso, consigo ficar mais perto da minha casa jogando aqui. Me sinto muito bem e estou feliz. Quero ajudar meus companheiros a fazer um grande ano para que a gente possa conquistar grandes coisas no futuro – disse Bressan.
Em sua temporada de estreia e tendo mais rodagem em suas ex equipes, Gabriel vem sendo frequentemente utilizado no Campeonato Paulista Sub-17. Ele iniciou os dois primeiros jogos no banco de reservas, mas assumiu a titularidade nas últimas três partidas. Atualmente, o Mirassol lidera o Grupo 01 da competição com 15 pontos, três à frente do vice-líder Barretos. O próximo confronto da equipe do Mirassol que possui 83,3% de aproveitamento no Paulistão sub17, será neste sábado (21), às 11h (de Brasília), contra o Olímpia – quarto colocado com cinco pontos – pela 7ª rodada da primeira fase.