Automobilismo

Fã clube da Ferrari expõe faixa dizendo em apoio a Felipe Massa no GP de Monza

Foto: Reprodução/Instagram

Nas últimas semanas o noticiário da Fórmula 1 tem sido cercado sobre o drama e ações judiciárias iniciadas por Felipe Massa contestando o título de 2008. No aguardo de uma resposta da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e a Formula One Managment (FOM) em sua ação, enquanto isso, o Autódromo de Monza, palco do GP da Itália de 2023, amanheceu nesta última quinta-feira com uma faixa de apoio à petição do brasileiro feita pelo Ferrari Club de Caprino Bergamasco, na qual se lê: “Felipe Massa, campeone del mondo 2008”; em português, “Felipe Massa, campeão do mundo em 2008”. O cartaz foi colocado estrategicamente em frente aos boxes da própria escuderia.

+ Mercedes anuncia renovação de Hamilton e Russell até 2025

Felipe Massa defendeu a Ferrari de 2006 a 2013, enviou uma carta para as duas entidades no começo deste mês. Sua petição foi motivada por declarações feitas em março pelo ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, que revelou já ter tido conhecimento do “Singapuragate” ainda em 2008, mesma temporada do incidente.

-(O escândalo) machuca e tira de uma situação em que, “pô”, você tinha um título na mão. Aquele título era nosso. E foi tirado por uma manipulação. Sem dúvidas é algo muito sério para o esporte, para a justiça, e para todas as pessoas que fazem parte do esporte que a gente sempre acha que é algo limpo, e não foi – disse Massa.

A questão também foi abordada pelo piloto no último fim de semana, quando ele disputou a etapa de Goiânia da Stock Car. O brasileiro respondeu Lewis Hamilton, que argumentou durante as coletivas do GP da Holanda de F1 não se recordar da disputa pelo título de 2008.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

RELEMBRE O CASO

O GP da Singapura de 2008 foi marcado pelo acidente proposital de Nelson Piquet Jr que ajudou o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, ambos pilotos da Renault. Ao bater no muro da curva 14, o filho do tricampeão Nelson Piquet seguiu ordens recebidas do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds.

No momento do acidente, Felipe estava liderando a prova e por causa da bandeira amarela, a Ferrari decidiu chamar o brasileiro para os boxes, porém ao soltar Massa para a pista a mangueira de gasolina ficou presa.

– Eu não sei se é possível dividir um título. Se foi comprovado que aquela corrida foi roubada, ela tem que ser cancelada, essa é a justiça. É muito difícil dizer “ah, coitadinho”. Não existe “coitadinho” no mundo, a situação é clara – declarou Massa ao Motorsport.

Antes do GP da Singapura, Massa e Hamilton tinham uma diferença de apenas um ponto. Depois dessa corrida, o britânico abriu sete pontos de vantagem para o brasileiro. Na prova de Marina Bay, Lewis terminou em terceiro, enquanto Felipe ficou na 13ª colocação, fora da zona dos pontos.

Flavio Briatore foi banido da Fórmula 1 em 2009, mas a decisão foi revertida um ano depois, pelo Tribunal de Grande Instância de Paris (França). Pat Symonds recebeu uma suspensão de cinco anos; hoje, ele é diretor técnico da F1.

– Vejo com tristeza (as falas de Ecclestone, 15 anos após a polêmica) por ser algo injusto e inadmissível para o esporte – lamentou o ex-F1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo