Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estabeleceu o formato de disputa do Campeonato A1 Sub-17 nesta sexta-feira (17). Para a primeira fase, serão divididos dois grupos com oito times cada: Juventude, Grêmio, São Luiz, Panambi, Passo Fundo, Marau, Aimoré e Cruzeiro na chave 1. Já, na 2 estarão Internacional, Progresso, Nova Prata, Apafut, Caxias, Gramadense, Novo Hamburgo e Sulbrasil.
Na etapa inicial, os times jogam em turno único com as equipes do próprio pote. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final da competição, que serão decididas em ida e volta. Com início previsto para o dia 1º de abril, esta é a primeira edição do torneio que contará com o ranking elaborado pela Federação como instrumento de categorização das séries A1 e A2.
Na tabela elaborada pela Federação, o Internacional está na liderança com mais de 4 mil pontos. Em seguida aparece o Juventude com exatos 3.775. Estes são os dois únicos clubes a ultrapassar a marca de 2 mil pontos no ranking. Respectivamente, Ypiranga, Grêmio e São José fecham o top 5.
– O Campeonato Gaúcho Sub-17 é importante para que os atletas estejam sempre competindo durante o ano, já que as competições nacionais não contemplam todo o calendário. É fundamental ter um campeonato regional que promova o desenvolvimento dos jogadores – afirma Felipe de Oliveira, diretor geral das categorias de base do Internacional exaltando o torneio organizado pela Federação, em contato com o Esporte News Mundo através da assessoria de imprensa.
No mesmo sentido, Fernando Rech, coordenador técnico das categorias de base do Juventude, comenta sobre o torneio. O representante do Papo também exaltou a importância da competição organizada mais uma vez pela Federação Gaúcha de Futebol.
– Trata-se de uma competição muito relevante. O Campeonato Gaúcho Sub-17 é sempre a competição mais desafiadora de todas que temos no calendário, pela questão da representatividade do Juventude junto ao cenário estadual. O time alviverde é enormemente representado e, historicamente, sempre briga pelos títulos – disse Fernando Rech, sobre o torneio organizado pela Federação.
Para saber tudo sobre o Futebol Gaúcho, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Duas questões fundamentais para obter sucesso nas categorias de base são: a valorização da modalidade e o oferecimento de boas condições para o desenvolvimento dos atletas, como assistência médica, odontológica, psicológica, educacional, locais apropriados para residência, entre outros requisitos. Os clubes que disponibilizam essas questões são contemplados pela CBF e pela Federação com o Certificado de Clube Formador.
– O Juventude, por ser um clube formador, tem sempre a responsabilidade máxima de zelar não só pela parte técnica dos seus atletas, mas também por toda a parte comportamental e de formação do ser humano. Acreditamos nisso e nossa diretoria faz esforços enormes para que mantenhamos esse posto de clube formador. Além da segurança que proporciona ao clube, dá também uma chancela muito boa nas questões de captação, desenvolvimento do atleta e negócios para a agremiação – continuou Fernando Rech, ressaltando a importância do desenvolvimento resultado da disputa do torneio organizado pela Federação.
O diretor geral das categorias de base do Internacional conclui sobre a necessidade de prestigiar os jovens talentos. Ainda mais com um torneio estruturado como o organizado pela Federação Gaúcha de Futebol nesta temporada.
– A valorização das categorias de base é sempre importante para que o clube consiga desenvolver um trabalho de qualidade e com respaldo necessário. Sem esse olhar atencioso para a modalidade fica muito difícil realizar um projeto adequado e com resultados esportivos positivos – finalizou Felipe de Oliveira.