Na última semana um novo drama na Fórmula 1 envolvendo um brasileiro foi levantado e promete ter vários capítulos. O ex-piloto, Felipe Massa, está analisando opções legais depois da declaração do ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, sobre o GP da Singapura em 2008, que definiu o vice-campeonato do brasileiro. Naquela temporada, Massa perdeu o título por um ponto para Hamilton.
Em entrevista para o Motorsport e ge, Felipe falou sobre o assunto e promete que irá atrás de maneiras legais para ter um desfecho sobre o caso.
– Reforço que não me interessa o lado financeiro nessa história, e sim a justiça. Se as duas pessoas mais poderosas, o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. A corrida de Singapura afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro. Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta. No momento, estou estudando o que pode ser feito a partir das recentes declarações do Bernie – disse Massa à reportagem do ge.
O GP da Singapura de 2008 foi marcado pelo acidente proposital de Nelson Piquet Jr que ajudou o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, ambos pilotos da Renault. Ao bater no muro da curva 14, o filho do tricampeão Nelson Piquet seguiu ordens recebidas do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds.
No momento do acidente, Felipe estava liderando a prova e por causa da bandeira amarela, a Ferrari decidiu chamar o brasileiro para os boxes, porém ao soltar Massa para a pista a mangueira de gasolina ficou presa.
– Eu não sei se é possível dividir um título. Se foi comprovado que aquela corrida foi roubada, ela tem que ser cancelada, essa é a justiça. É muito difícil dizer “ah, coitadinho”. Não existe “coitadinho” no mundo, a situação é clara – declarou Massa ao Motorsport.
Antes do GP da Singapura, Massa e Hamilton tinham uma diferença de apenas um ponto. Depois dessa corrida, o britânico abriu sete pontos de vantagem para o brasileiro. Na prova de Marina Bay, Lewis terminou em terceiro, enquanto Felipe ficou na 13ª colocação, fora da zona dos pontos.
Flavio Briatore foi banido da Fórmula 1 em 2009, mas a decisão foi revertida um ano depois, pelo Tribunal de Grande Instância de Paris (França). Pat Symonds recebeu uma suspensão de cinco anos; hoje, ele é diretor técnico da F1.
– Vejo com tristeza (as falas de Ecclestone, 15 anos após a polêmica) por ser algo injusto e inadmissível para o esporte – lamentou o ex-F1.
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Veja a declaração de Bernie Ecclestone
– Max (Mosley, então presidente da FIA) e eu fomos informados durante a temporada de 2008 sobre o que havia acontecido no GP de Singapura. Nelsinho disse a seu pai que a equipe havia pedido para bater deliberadamente no muro e em um determinado momento para acionar o safety car e ajudar Alonso, seu companheiro de equipe – disse Ecclestone, acrescentando:
– Decidimos não fazer nada na ocasião. Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo. Havia uma regra na época de que a classificação do campeonato mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no fim do ano. (…) Tínhamos informação suficiente na época para investigar o assunto. De acordo com os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob essas condições. Isso significa que (o GP) nunca teria acontecido para a tabela de classificação. Felipe Massa teria sido campeão, não Lewis Hamilton – disse Ecclestone.
O que diz o regulamento
O artigo 14 do Código Esportivo Internacional da FIA prevê direito de revisão caso um “novo elemento significativo e relevante”, antes indisponível ao reclamante, seja descoberto. Entretanto, há limitações: o período para emissão de um pedido de revisão expira em 14 dias corridos após o fim de uma competição, e até quatro dias antes da cerimônia da FIA para entrega dos prêmios do Mundial.
A corrida em Singapura aconteceu no dia 28 de setembro de 2008. Lewis Hamilton confirmou o título mundial ao chegar em quinto no GP do Brasil, no dia 2 de novembro. A cerimônia da FIA foi realizada em 12 de dezembro do mesmo ano.
A Fórmula 1 agora entra em uma pausa de quase um mês, o retorno acontecerá no GP do Azerbaijão, que acontece nos dias 28 e 30 de abril. Esta prova será a primeira com a corrida Sprint de 2023.