Automobilismo

Felipe Massa inicia ação judicial contra título da Fórmula 1 de 2008

Foto: Divulgação/Fórmula 1

Nesta quinta-feira (17), o piloto brasileiro Felipe Massa iniciou o processo judicial contra a FIA e a FOM (Formula One Management), por causa das decisões que levaram ao título de Lewis Hamilton em 2008. Seus advogados enviaram uma carta para as autoridades responsáveis antes do ajuizamento do processo.

+ Chefe da McLaren crava que sem Verstappen a temporada da F1 estaria bem mais disputada

Felipe conta com advogados do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Suíça e França. Na carta “o Sr. Massa é o legítimo campeão de pilotos de 2008, e F1 e FIA deliberadamente ignoraram a má conduta que o tirou daquele título”. Ela foi enviada na última terça-feira.

“O. Sr. Massa é incapaz de quantificar totalmente suas perdas nesta fase, mas estima que elas provavelmente ultrapassarão dezenas de milhões de euros. Este valor não cobre as graves perdas morais e de reputação sofridas pelo Sr. Massa”, completou a carta, endereçada a Stefano Domenicali, diretor-executivo da F1, e a Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

A carta de Felipe e seus advogados também esclarece que caso as medidas tomadas não agradem o piloto brasileiro, Massa pretende “entrar com uma ação judicial a fim de buscar uma reparação pelos danos sofridos, bem como o reconhecimento de que, se não fosse pelos atos ilegais, teria recebido o prêmio de campeão mundial de 2008. Na ausência de uma resposta substantiva dentro de 14 dias, os advogados “preveem ser instruídos a iniciar processos judiciais nos tribunais ingleses sem aviso prévio”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Em entrevista para o Motorsport e ge, Felipe falou sobre o assunto e promete que irá atrás de maneiras legais para ter um desfecho sobre o caso.

– Reforço que não me interessa o lado financeiro nessa história, e sim a justiça. Se as duas pessoas mais poderosas, o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. A corrida de Singapura afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro. Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta. No momento, estou estudando o que pode ser feito a partir das recentes declarações do Bernie – disse Massa.

O GP da Singapura de 2008 foi marcado pelo acidente proposital de Nelson Piquet Jr que ajudou o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, ambos pilotos da Renault. Ao bater no muro da curva 14, o filho do tricampeão Nelson Piquet seguiu ordens recebidas do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds.

No momento do acidente, Felipe estava liderando a prova e por causa da bandeira amarela, a Ferrari decidiu chamar o brasileiro para os boxes, porém ao soltar Massa para a pista a mangueira de gasolina ficou presa.

– Eu não sei se é possível dividir um título. Se foi comprovado que aquela corrida foi roubada, ela tem que ser cancelada, essa é a justiça. É muito difícil dizer “ah, coitadinho”. Não existe “coitadinho” no mundo, a situação é clara – declarou Massa ao Motorsport.

Antes do GP da Singapura, Massa e Hamilton tinham uma diferença de apenas um ponto. Depois dessa corrida, o britânico abriu sete pontos de vantagem para o brasileiro. Na prova de Marina Bay, Lewis terminou em terceiro, enquanto Felipe ficou na 13ª colocação, fora da zona dos pontos.

Flavio Briatore foi banido da Fórmula 1 em 2009, mas a decisão foi revertida um ano depois, pelo Tribunal de Grande Instância de Paris (França). Pat Symonds recebeu uma suspensão de cinco anos; hoje, ele é diretor técnico da F1.

– Vejo com tristeza (as falas de Ecclestone, 15 anos após a polêmica) por ser algo injusto e inadmissível para o esporte – lamentou o ex-F1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo