Depois de idas e vindas de Marcelo Crivella, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, ao longo deste sábado sobre a realização de jogos do Campeonato Carioca nos próximos cinco dias no município em meio ao combate ao coronavírus, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) resolveu, no fim da noite deste sábado, dar um fim a esta novela. O jogo do Vasco contra o Macaé, então marcado para este domingo, teve a mudança confirmada para quarta-feira.
O jogo será disputado no Complexo Esportivo de São Januário, com portões fechados, às 21h30 de quarta-feira. Outra partida que seria disputada neste domingo também teve a data mudada pela federação fluminense: Madureira e Resende irão a campo agora na quinta-feira, às 15h, em Conselheiro Galvão. Os demais jogos da rodada do Estadual do Rio de Janeiro ainda não tiveram confirmações por parte da Ferj.
O sábado começou com a publicação de um decreto que suspendia o Campeonato Carioca no município do Rio de Janeiro até o dia 25 de junho, mas o prefeiro Marcelo Crivella voltou atrás e afirmou que publicaria outro decreto suspendendo apenas as partidas entre Botafogo e Cabofriense, no Nilton Santos, e Fluminense e Volta Resonda, no Maracanã, marcadas para a próxima segunda-feira.
O primeiro decreto, publicado no começo da tarde, suspendia todas as competições esportivas da cidade em locais com portões fechados. No entanto, diante da repercussão, o prefeito voltou atrás e suspendeu apenas as partidas de Botafogo e Fluminense, que são contrários ao retorno dos jogos em junho. Após a confusão gerada pelo vídeo, a assessoria do prefeito emitiu um outro comunicado, informando que o decreto seria republicado “com ajuste”.
– O decreto publicado hoje suspende os jogos de futebol até a próxima quinta-feira, apenas para que os protocolos de vigilância sanitária apresentados pela federação se adaptem aos nossos da prefeitura e haja uma fiscalização. Basicamente ficam suspensos os jogos do Botafogo e Fluminense e a gente pede a compreensão de todos – disse Crivella em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura após o primeiro decreto, aparentemente se esquecendo dos jogos de Vasco, no domingo, e Flamengo, na quarta.
> Confira a seguir a publicação da Ferj!