Athletico

Fernandinho fala sobre retorno ao Athletico e revela em qual posição pretende atuar

Foto: Caio Remza/Esporte News Mundo

Na tarde desta segunda-feira (27), o Athletico anunciou o retorno do volante Fernandinho, de 37 anos, ao Furacão. O jogador participou de entrevista coletiva ao presidente do clube, Mário Celso Petraglia. O jogador comentou estar feliz em retornar ao clube que o revelou para o futebol. Além de falar sobre o papel de veterano no meio do jovem elenco da equipe e também sobre em qual posição pretende atuar no Athletico. 

– É com uma enorme satisfação que eu volto para minha casa, volto ao Athletico. Foi o clube que me ensinou muita coisa, desde quando eu cheguei aqui em 2002, com apenas 17 anos. Ele me ajudou a se tornar um jogador de nível mundial e me ensinou valores que carrego na minha profissional e pessoal… Tudo que conquistei nesses 17 anos de Europa eu posso tentar aplicar um pouquinho para ajudar os jovens aqui no Athletico. Eu estava conversando ontem com os integrantes do clube e saiu uma estatística que o Athletico é o time mais jovem do Campeonato Brasileiro, com média de 23 anos. Então chega o vovô aqui para tentar ajudar eles a amadurecer de certa forma no dia a dia, tentar fazer com que eles entendam e saibam da capacidade que eles tem para jogar no futebol mundial em altos níveis, que dentro de campo que eles sejam melhores do que estão sendo agora.

Fernandinho também falou sobre seu posicionamento e onde espera atuar. Na coletiva, Petraglia afirmou que o jogador foi contratado para atuar como volante. Entretanto, ele explicou as situações onde atuou fora de posição no City e afirmou que pretende atuar no meio-campo, mas está à disposição da comissão técnica. 

– Em relação ao posicionamento, eu vinha atuando como primeiro volante no Manchester City em 20/21, antes disso em 19/20 eu atuei como zagueiro também. Isso surgiu de uma conversa com o Guardiola, após a lesão do Laporte. Logo voltei a atuar como volante e só fiz outras funções em partidas específicas. Aqui eu chego para atuar no meio-campo, minha posição de ofício, mas dependo da situação, conforme o treinador queira, posso atuar em outras posições.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e no Facebook.

O jogador também elogiou o desempenho do Athletico na temporada. Fernandinho afirmou que sempre acompanhou o Furacão, principalmente desde o último ano, quando surgiu a possibilidade de retornar ao Athletico.

– Eu tenho acompanhado bastante o Athletico, principalmente desde o ano passado, quando surgiu a oportunidade de voltar. Toda folga eu tentava assistir aos jogos. Acompanhei o título da Sul-Americana, a campanha na Copa do Brasil. O elenco mostrou durante todo esse tempo que tem condições de conquistar e formar um time vencedor. Sem dúvida nenhuma, com o estilo do Campeonato Brasileiro, que é uma competição longa e você precisa estar sólido e tem feito uma grande competição. Tanto em resultado, como em desempenho.

Para finalizar, Fernandinho falou sobre a questão do calendário brasileiro. Ele afirmou que é uma questão, mas que está acostumado, pois já fez temporadas com 70 jogos. O volante também afirmou que a estrutura do Athletico ajuda os atletas a enfrentarem esse problema.

– Sobre o calendário, todos nós sabemos como é difícil. Outro ponto que eu coloco, é a questão do país continental que vivemos, a distância que percorremos dentro do próprio país. Mas eu chego muito motivado, nos últimos anos quando servia à Seleção Brasileira eu cheguei a fazer cerca de 70 jogos no ano, então é cansativo, mas é uma questão que tem que superar. O Athletico hoje tem uma organização privilegiada, com voos fretados e otimização de tempo que sem dúvida ajuda muito aos atletas. Isso diminui o número de lesões e ajuda os jogadores e os resultados. Sei que com a minha idade eu preciso me cuidar dentro e fora de campo, eu espero que eu consiga fazer isso da melhor maneira possível.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo