Automobilismo

Fernando Alonso está de volta à Fórmula 1

Créditos: Divulgação/Renault F1 Team

Fernando Alonso acertou seu retorno à Fórmula 1. O piloto espanhol fechou pela 3ª vez com a Renault F1 Team e voltará a correr em 2021, após dois anos do seu anúncio de aposentadoria, quando deixou a McLaren no final de 2018.

Após confirmar a saída do australiano Daniel Ricciardo para a McLaren, havia muitas especulações de quem seria o parceiro de Esteban Ocon na Renault em 2021. Alguns apostavam na volta do alemão Nico Hulkenberg, que havia sido dispensado pela própria Renault em 2019, ou então na ida de seu compatriota Sebatian Vettel, que está de saída da Ferrari e ainda segue com seu futuro indefinido. O nome de Fernando Alonso também surgiu, mas talvez seria o mais improvável dentre todos, afinal ele já havia anunciado a sua aposentadoria.

Fato é que, após Alonso deixar a Fórmula 1 em 2018, o panorama mudou um pouco e ele encontra agora um cenário totalmente diferente daquele em que ele estava situado: a McLaren progrediu e pretende brigar para ganhar corridas; enquanto a Renault segue batalhando no pelotão do meio, com um carro que precisa ser desenvolvido e, possivelmente, essa seja a justificativa pela qual o espanhol foi o escolhido.

Passagem vitoriosa

A escolha da Renault por Fernando Alonso também é justificada pela sua passagem vitoriosa, com o bi-campeonato em 2005 e 2006. O piloto espanhol, que era muito jovem na época, conquistou os únicos títulos da escuderia francesa na Fórmula 1.

Foto: Divulgação/Renault F1 Team

Polêmicas

Que Fernando Alonso é um exímio piloto de Fórmula 1 e talvez um dos melhores da história, isso não da para negar. Mas que ele é um piloto “difícil de lidar” também é um fato.

Sua segunda passagem pela Renault entre 2008 e 2009 foi muito diferente da primeira. O carro não era tão competitivo e isso se mostrou na pista, onde Alonso não conseguiu bons resultados. Entretanto, essa passagem ficou marcada pela polêmica no Grande Prêmio de Singapura em 2008, em que o piloto espanhol venceu a corrida, algo muito improvável. Nelsinho Piquet após ser demitido da equipe francesa, declarou que foi forçado a bater de propósito para beneficiar seu companheiro de equipe e, com isso, dois dirigentes da Renault foram afastados.

Foto: Divulgação/Renault F1 Team

O piloto retorna com 38 anos e com a intenção de se aposentar com mais um título mundial e fazer a Renault voltar aos seus melhores dias. “Renault é a minha família”, afirmou Fernando.

A dúvida que fica agora é: qual Fernando Alonso veremos em 2021? O dos títulos mundiais ou o das polêmicas?

Siga os perfis do Esporte News Mundo no  TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo