Entre desfalques e jogo decisivo da Libertadores, o técnico do Fluminense terá de decidir entre poupar ou não contra uma das maiores potências da América
Fluminense e Palmeiras se enfrentam no próximo sábado (05), e ambos possuem compromissos importantes para o meio de semana. O clube das Laranjeiras recebe o Argentinos Juniors no Maracanã, enquanto o alviverde, o Atlético-MG.
Esse é um dos obstáculos para a decisão do time titular que Fernando Diniz terá que escolher. Além da preocupação com o desgaste de três jogos duros seguidos, o Fluminense não poderá contar com Nino e André, suspensos após tomarem o terceiro cartão amarelo contra o Santos na última rodada.
Por se tratar de um “jogo de 6 pontos”, já que Fluminense e Palmeiras estão colados na tabela, existe a possibilidade de ambos utilizarem força máxima, mesmo próximos de decidirem suas vagas nas quartas de final da libertadores. A grande questão, caso isso aconteça, serão as opções escolhidas por Diniz para substituir dois de seus jogadores mais importantes.
Naturalmente, os reservas imediatos de Nino e André são, respectivamente, Marlon e Thiago Santos. Apesar disso, a tendência é de Martinelli iniciar como primeiro volante, posição que tomou conta em 2020 e 2021, quando jogava ao lado de Yago Felipe. Na zaga, há dúvida na dupla defensiva, isso porque Felipe Melo vem sofrendo dores no joelho e pode ser poupado. Marlon e David Braz podem ocupar os postos.
Lateral esquerda
Posição muito carente do Fluminense nos últimos anos, hoje a lateral esquerda é composta por dois jogadores confiáveis. Diogo Barbosa, que acabou de chegar mas já causou boa impressão na torcida, será o titular contra o Argentinos Juniors na próxima terça-feira (8), e por isso há a possibilidade de Marcelo iniciar contra o Palmeiras. O camisa 12 foi expulso no jogo de ida e não atuará contra a equipe argentina.
+ Diogo Barbosa tem bom começo pelo Fluminense e pode resolver de vez o problema da lateral-esquerda
Meio campo
Na faixa central, mais dúvidas. Além de André, nenhum outro jogador está suspenso, mas a preocupação com o desgaste é um dos possíveis motivos para Diniz escolher poupar peças. Um dos cotados é Ganso, que pode dar lugar a Leo Fernandez, e Arias, que vem de uma sequência grande de jogos. Martinelli e Lima devem ocupar as vagas de volantes.
Ataque
No setor ofensivo, Yony Gonzalez ou Lelê podem ser novidades na escalação. Contra o Santos, o colombiano foi titular numa espécie de 442, atuando ao lado de Germán Cano, e pode voltar a equipe dessa forma contra o Palmeiras. Keno e Cano devem ser titulares, o camisa 11 já foi poupado contra o Peixe na última rodada, e Cano ficou de fora contra o Coritiba.
Possíveis escalações
Caso vá com força máxima, Diniz deve escalar o time com: Fábio; Samuel, Marlon, Felipe Melo e Marcelo; Martinelli, Lima e Ganso; Arias, Keno e Cano.
Se optar por mesclar e poupar peças, o time pode ser: Fábio; Samuel, Marlon, David Braz e Marcelo (Diogo Barbosa); Martinelli, Lima, Leo Fernandez e Keno; Yony Gonzalez e Cano.
Fluminense e Palmeiras se enfrentam no próximo sábado (05), no Maracanã, às 21h.