Esportes olímpicos

Fernando Reis, do levantamento de peso, cai no doping e não vai a Tóquio

(DIVULGAÇÃO/TWITTER)

Promessa de medalha para o Brasil nestas Olimpíadas, Fernando Reis testou positivo para o Hormônio do Crescimento e foi suspenso provisoriamente. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) emitiu o despacho nesta sexta-feira (16), informando sobre o caso.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

A Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) apresentou uma nota oficial na qual explica a situação do atleta:

— Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas.

Porém, ainda de acordo com a nota, o pesista pode recorrer: “O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão”, diz a CBLP.

+ Medalhistas de ouro do Brasil em 2016 e suas chances para Tóquio 2020

Atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, Fernando Reis já foi suspenso por doping em sua trajetória. O flagra aconteceu durante o Campeonato Nacional Universitário, em Shrevport, nos Estados Unidos, em 2011. Porém, naquela mesma temporada ele voltou a competir e venceu em sua modalidade no Pan de Guadalajara. A substância encontrada, segundo o órgão responsável, era a metilhexanamina (pode ser utilizada como descongestionante nasal ou suplemento alimentar).

Fernando Reis também guarda uma medalha de bronze, conquistada no Mundial de 2018, herdada após o então terceiro colocado, Rustam Djangabev, sofrer suspenção. O atleta do Uzbequistão testou positivo no antidoping e está longe das competições desde abril de 2019. Com esta conquista, Fernando se tornou o primeiro brasileiro a medalhar no torneio.

A íntegra da nota oficial da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP):

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão, para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas.

O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão.

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguem as orientações da ABCD e utilizam o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top