A Federação Polonesa de Futebol apresentou oficialmente, nesta terça-feira (24), o técnico português Fernando Santos. O novo treinador chega para assumir a vaga deixada por Czeslaw Michniewicz, que deixou o cargo após a disputa da Copa do Mundo do Qatar. Fernando Santos terá como principal objetivo inicial um bom desempenho na Eurocopa de 2024, que será na Alemanha.
O novo treinador da Polônia tem experiência no comando de seleções nacionais e esteve na última Copa do Mundo dirigindo a seleção de Portugal, aonde passou quase nove anos. Anteriormente, Fernando Santos já havia comandado a seleção da Grécia. Agora na Polônia, o novo treinador destacou toda a tradição que o país tem no futebol.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— É uma honra para mim porque estamos falando de um grande país. A Polônia é um país com uma história e cultura extremamente ricas. Isso também se faz presente no futebol e lembro de ter visto grandes equipes polonesas, mas também de jogos em que enfrentei a Polônia. Foram sempre jogos difíceis — avaliou Fernando Santos.
Em seu novo trabalho, o treinador português terá agora que comandar o atacante Robert Lewandowski, principal referência da atual equipe polonesa. Desta maneira, Fernando Santos vai treinar mais um jogador que já foi eleito o melhor do mundo, como já havia acontecido anteriormente com Cristiano Ronaldo. Ao falar sobre essa possibilidade, o português deixou claro que o mais importante de tudo será o conjunto.
— Felizmente para mim, sempre treinei grandes jogadores ao longo da minha carreira. Mas o mais importante é que o “eu” fique fora da equipe. Nós somos um time. Cada jogador tem sua própria personalidade e eu devo criar esse “nós” — disse Fernando Santos, que completou.
— Será importante conhecer a personalidade de cada jogador. Somos todos diferentes, dá muito trabalho, mas nada se faz sem muito trabalho. Eu quero construir um relacionamento com os jogadores — avaliou o treinador português.
Uma outra questão abordada por Fernando Santos foi a possibilidade de fazer mudanças ao seu estilo na seleção da Polônia. De acordo com o português, alguma avaliações já foram feitas com base nos jogos que os poloneses disputaram na Copa do Mundo do Qatar.
— Tive a oportunidade de assistir a quatro partidas da Polônia na Copa do Mundo. No passado, também competi com a seleção polonesa. Agora vamos analisar o desempenho da equipe e então tomar as decisões apropriadas — finalizou Fernando Santos.
A estreia oficial do novo treinador ainda não está definida, mas a Federação Polonesa de Futebol deverá programar alguns amistosos assim que tiver a autorização oficial da Fifa. Enquanto isso, Fernando Santos vai fazer um trabalho interno de estruturação antes de sua primeira convocação.