O casamento entre Sebastian Vettel e a Ferrari tem data para acabar. No fim de 2020, o piloto de 32 anos deixará a equipe após seis temporadas disputadas e 14 vitórias em 102 corridas pela equipe italiana. Foram meses de rumores sobre a possível saída de Vettel, oficializada nesta terça-feira (12) pela própria Ferrari.
“Minha relação com a Ferrari acaba no fim de 2020. A equipe e eu percebemos que não há mais a vontade comum de que permaneçamos juntos após esta temporada. As questões financeiras não fizeram parte desta decisão”, disse Vettel em comunicado ao público.
“O que está acontecendo os últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre quais são nossas prioridades verdadeiras na vida. Reservarei o tempo necessário para refletir sobre o que realmente importa quando se trata do meu futuro”, continuou o piloto.
Após tetra na RBR, Vettel não conseguiu mais títulos
Em 2015, após vencer quatro vezes a Fórmula 1, entre 2010 e 2013, o italiano chegou à Ferrari para continuar uma hegemonia de títulos iniciada na década anterior com outro alemão, Michael Schumacher. Porém, Vettel não conseguiu superar as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, que dominam a categoria desde 2014.
A chegada do monegasco Charles Leclerc em 2019 ajudou a desgastar a relação de Vettel com a Ferrari, visto que o recém-chegado de 22 anos ganhou rapidamente moral dentro da equipe, deixando o italiano em situação delicada.
Leclerc se manifesta: “Foi uma grande honra para mim”
Charles Leclerc se pronunciou em suas redes sociais após a confirmação por parte da Ferrari da saída de Vettel no fim desta temporada. O monegasco afirmou que foi uma grande honra estar a seu lado, ressaltando que, mesmo com os problemas dentro da pista – inclusive a colisão entre eles no GP Brasil de 2019 -, nunca faltou respeito e admiração.
“Foi uma honra enorme ter sido seu companheiro de equipe. Tivemos alguns momentos tensos nas pistas, alguns muito bons e outros que não terminaram como nós gostaríamos. Porém, sempre houve respeito, mesmo que isso não fosse percebido do lado de fora. Nunca aprendi tanto como aprendi com você, como meu companheiro de equipe. Obrigado por tudo, Seb”, disse o piloto no seu perfil do Instagram.
Na sua manifestação pública, Vettel reafirmou o carinho que tem com a Ferrari, detalhando os planos para 2020: terminar a temporada com a escuderia italiana, buscando mais bons momentos pilotando com a equipe.
“A Scuderia Ferrari ocupa um lugar especial na Fórmula 1. Espero que obtenha todo o sucesso que merece. Por fim, quero agradecer a toda a Família Ferrari e a todos os torcedores, acima de tudo, pelo apoio que me deram nos últimos anos. Meu objetivo é terminar a temporada, na esperança de ter mais alguns momentos bonitos juntos, para adicioná-los a todos os que já tivemos até aqui”, concluiu Sebastian Vettel.
O provável início da Fórmula 1 em 2020 será em 5 de julho, com o GP da Áustria. O plano é que a temporada tenha até 19 etapas, terminando em dezembro, em Abu Dhabi. Já foram três GPs cancelados, por conta da pandemia do COVID-19: Mônaco, Austrália e França.
Pingback: Veja quem pode pintar na Ferrari em 2021 após a saída de Vettel - Esporte News Mundo