Automobilismo

FIA divulga teto de gastos da temporada de 2021 e confirma que Red Bull furou o limite

Foto: Divulgação/Red Bull

Nesta última segunda-feira (10), a FIA divulgou a análise do teto de gastos da última temporada da Fórmula 1 e confirmou que duas equipes furaram o limite. A federação que comanda a categoria confirmou que a Aston Martin não cumpriu com as regras financeiras impostas e a Red Bull, equipe de Max Verstappen que foi campeão em 2021, também violou regras de procedimentos e gastos menores acima do limite orçamentário.

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A federação revelou que, por ser o ano de estreia da aplicação do regulamento orçamentário, a FIA se limitou em apenas em revisar as documentações enviadas e não cumpriu uma investigação formal sobre os dois casos. A administração orçamentária ainda analisa a punição que será dada para as duas escuderias, e que mais detalhes sobre os furos são revelados.

“A revisão dos documentos enviados foi um processo intenso e todos os competidores deram seu apoio completo para prover as informações necessárias para avaliar suas situações financeiras durante este primeiro ano de regulamento financeiro. A Administração do Teto de Gastos da FIA nota que todos os competidores sempre agiram em espírito de boa fé e cooperação durante o processo”, afirmou a Federação em nota.

De acordo com os jornais europeus, a violação financeira da Red Bull não tem nenhuma relação com o desenvolvimento do carro, o erro estaria relacionado com questões de alimentação e ausências por doenças na fábrica da RBR. Enquanto uma parte dos funcionários da equipe austríaca são cobertos pelo teto orçamentário, outros não têm o mesmo privilégio.

Em relação ao caso da Aston Martin, a equipe britânica não gastou mais do que o teto, o que ocorreu com a escuderia foi um descumprimento processual relacionado a uma série de protocolos administrativos de contabilidade, resultado de variações na interpretação regulatória. Outra informação divulgada pela FIA é que a Williams também teve uma quebra de procedimento prévia, porém entrou em acordo com a Administração do Teto de Gastos em maio de 2022.

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Esse tópico tem sido muito comentado pois após a vitória de Pérez no GP da Singapura a revista alemã Auto Motor und Sport revelou que a FIA estava investigando a possibilidade da Red Bull ter extrapolado o limite de US$ 145 milhões (R$ 782 milhões, na cotação atual) durante a última temporada, ano que marcou o primeiro título de Max Verstappen.

Com todo esse drama sobre a Red Bull os rivais, Mercedes e Ferrari, aproveitaram para colocar uma pressão em cima da FIA pedindo uma punição severa sobre a equipe austríaca.

Com essas ameaças das outras equipes, o chefe da Red Bull, Christian Horner, ficou possesso com as críticas das outras equipes, o britânico até ameaçou processar os rivais para provar que sua equipe não fez nada de errado.

“Certamente não tenho ciência de nenhuma violação. O conselho enviou tudo em março, então tem sigo um longo processo com a FIA, e estamos nele enquanto falamos. Eles estão seguindo corretamente este processo, e acho que no meio da próxima semana é quando eles declaram os certificados. Como disse antes, é um processo em andamento. Existem pontos no orçamento que não pertencem a ele, como mencionei antes, de pessoas que são listadas e trabalham em outras companhias. A FIA diz que não sabe [como se tornou público], mas é estranho que pontos de um processo em andamento, que ainda não foram esclarecidos, viraram públicos. É um dano à reputação”, acrescentou Horner.

O homem das decisões na Red Bull, Helmut Marko também comentou sobre o tema e disse que a Mercedes “ainda não superou 2021”, se referindo obviamente a vitória de Max Verstappen na última volta do GP de Abu Dhabi.

O teto orçamentário chegou na Fórmula 1 no ano passado e, no começo, foi fixado em US$ 145 milhões (R$ 782 milhões, na cotação atual). Para esta temporada, a FIA optou por diminuí-lo em US$ 5 milhões (R$ 26 milhões), porém liberou um aumento de 3,1% com o campeonato em andamento por correção inflacionária. Entretanto, as equipes do grid, sobretudo as três melhores (Red Bull, Mercedes e Ferrari), já deixaram claro que são contra o limite de gastos pois eles comprometem com o desenvolvimento do carro.

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