Z - Z Não marcar 3

FIFA abre janela europeia para inscrição de estrangeiros afetados pela guerra na Ucrânia

ISABELLA BONOTTO/AFP via Getty Images

A FIFA comunicou, nesta segunda-feira (7), que estrangeiros que atuam na Ucrânia poderão acertar novos contratos com equipes de toda a Europa – os contratos com seus clubes atuais estão suspensos até o fim da temporada no continente. Já os jogadores que atuam na Rússia terão até o fim da temporada para decidir pela permanência no país ou se acertar pela quebra do contrato unilateralmente.

Confira o posicionamento oficial da entidade que coordena o futebol mundial:

“Relativamente à situação na Ucrânia, a fim de proporcionar aos jogadores e treinadores a oportunidade de trabalhar e receber um salário, e de proteger os clubes ucranianos, a menos que as partes no contrato relevante acordem explicitamente em contrário, todos os contratos de trabalho de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes afiliados à Associação Ucraniana de Futebol (UAF) serão considerados automaticamente suspensos até ao final da época na Ucrânia (30 de Junho de 2022), sem necessidade de qualquer ação das partes para o efeito.” – prosseguiu – “A fim de facilitar a partida de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia, caso os clubes filiados na União de Futebol da Rússia (FUR) não cheguem a um acordo mútuo com os seus respectivos jogadores e treinadores estrangeiros antes ou no dia 10 de Março de 2022 e salvo acordo escrito em contrário, os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito de suspender unilateralmente os seus contratos de trabalho com os clubes filiados na FUR em questão até ao final da época na Rússia (30 de Junho de 2022).”

Com o anúncio, clubes brasileiros como Corinthians (que sonda a situação de Pedrinho) e São Paulo (que tem interesse em repatriar David Neres) devem ganhar concorrência mais forte pela contratação dos jogadores que podem optar pela vida “estável” na Europa. Apesar disso, não se há certeza sobre a escolha dos jogadores e de seus familiares – que nesse momento devem pensar em sua segurança de vida.

A FIFA também determinou 7 de abril como data-limite para a inscrição de novos contratos com relação às situações que tangem o conflito entre Ucrânia e Rússia. Sendo assim, os clubes da Europa têm cerca de um mês para tentarem as contratações dos jogadores que lhes interessam. Além disso, os jogadores não sofrerão qualquer punição ao assinar com qualquer clube que seja – até o fim da temporada europeia – e explicou o conceito de terem o contrato suspenso.

“A suspensão de um contrato de acordo com os parágrafos acima significará que os jogadores e treinadores serão considerados “fora de contrato” até 30 de Junho de 2022 e terão, portanto, a liberdade de assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo.” – seguiu a entidade – “Para que esta exceção seja aplicável e para proteger a integridade das competições, o registro com o novo clube tem de ocorrer antes ou no dia 7 de Abril de 2022.”

A federação também limitou o registro de novos jogadores vindos de Ucrânia ou Rússia em apenas dois por equipe para que a integridade dos jogadores seja ainda mais protegida sem que haja “exagero” no aproveitamento da exceção concedida pela FIFA.

“Para proteger ainda mais a integridade das competições, os clubes têm o direito de registrar um máximo de dois jogadores que tenham beneficiado da exceção.” – destacou.

Por fim, a FIFA reiterou o apoio à Ucrânia e condenou as ações da Rússia no território do país vizinho – que é considerado de suma importância para a continuidade do futebol europeu.

A FIFA gostaria de reiterar a sua condenação do uso contínuo da força pela Rússia na Ucrânia e apela a uma rápida cessação das hostilidades e a um regresso à paz.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo