A Fifa anunciou uma mudança importante para os próximos anos. Em reunião do Conselho em Jedá, na Arábia Saudita, a entidade confirmou a nova competição, que será disputada anualmente: a Copa Intercontinental. O torneio substituirá o Mundial de Clubes, que passará a ser realizado a cada quatro anos, com a primeira edição em 2025.
A Copa Intercontinental será o torneio que envolve os vencedores das competições internacionais de cada continente. No entanto, com mudanças importantes. Desta vez, não haverá o representante do país-sede e o campeão da Champions League já entra garantido na final.
ENTENDA NOVO FORMATO
Fase 1
Na fase 1, haverá duas chaves. Na chave 1, estarão os times vencedores da Oceania, África e Ásia. A equipe da Oceania sempre estará na primeira partida como visitante e terá de esperar em sorteio para conhecer o seu adversário. A equipe que sobrar, espera o ganhador do duelo inicial para saber o seu adversário. Este modelo será alternado a cada ano. Ou seja, se em 2024 o sorteio definir o confronto entre Oceania x África no primeiro jogo, em 2025 será Oceania x Ásia.
Na chave 2, estarão os representantes da Libertadores e da Concacaf (Américas do Norte e Central). O duelo também será em jogo único, com o sorteio definindo o mando de campo. Nos anos seguintes, o local vai sendo alternado.
Fase 2
Chamada de playoff, esta fase será disputada no mesmo local até o fim da competição. Estarão disputando os vencedores de cada chave, também em jogo único.
Fase 3
A final é definida pelo vencedor da fase 2 contra o campeão europeu. Disputado em jogo único, quem conquistar a vitória será o campeão da nova Copa Intercontinental. Segundo o comunicado da Fifa, a data da final de 2024 será no dia 18 de dezembro e o local ainda não foi definido.