A Fifa pagará uma quantia milionária aos clubes que cederem seus jogadores para o Mundial de Clubes da entidade, que começa em 2025. O valor poderá chegar a 335 milhões de euros, avaliados em 2 bilhões de reais, para os torneios realizados entre 2026 e 2030. Anteriormente, a Fifa concedia 209 milhões de euros, cerca de 1,1 bilhão na cotação atual.
A decisão aconteceu após a assinatura de um acordo milionário assinado entre Nasser Al-Khelaifi e Gianni Infantino, presidentes da Associação de Clubes da Europa (ECA) e da Fifa, nesta segunda-feira (27), para a realização do novo formato do campeonato mundial. O Memorando de Entendimento (MoU) inclui um compromisso renovado dos clubes de aderir ao calendário internacional. Além disso, a ECA confirmou seu apoio ao novo formato do Mundial, com 12 clubes europeus e um jogo anual entre o campeão da Champions League e o vencedor de um play-off intercontinental. A criação de uma Copa do Mundo de Clubes Feminino também foi assunto.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, afirmou que o acordo ‘fornece o equilíbrio necessário entre o futebol de clubes e seleções’. Confira:
“Ter o novo Calendário Internacional de Jogos endossado pela ECA fornece o equilíbrio necessário entre o futebol de clubes e seleções. Temos projetos empolgantes pela frente, incluindo a nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2025 e a nova Copa do Mundo de Clubes Femininos da FIFA. Uma estreita colaboração com clubes da Europa e do resto do mundo será essencial para o sucesso desses eventos”, afirmou Infantino.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Nasser Al-Khelaifi destacou que a parceria busca ‘garantir que os benefícios de novas e ampliadas competições no futebol feminino e masculino sejam devidamente compartilhadas’
“A FIFA e a ECA também estabelecerão práticas de trabalho mais próximas em uma futura Copa do Mundo de Clubes renovada, incluindo os aspectos esportivos e comerciais para a edição de 2025, e trabalhando juntas em edições futuras, incluindo possíveis estruturas para gerenciar os direitos comerciais daqui para frente. “Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a FIFA nos próximos meses e anos para garantir que os benefícios de novas e ampliadas competições no futebol masculino e feminino sejam devidamente compartilhados em todo o ecossistema.”, disse Nasser.
O novo formato do Mundial de Clubes da Fifa terá início entre junho e julho de 2025 e contará com a presença de 32 clubes dos seis continentes, dentre eles, 12 europeus. Flamengo e Palmeiras estão confirmados, já que os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 já garantem vagas.