Santos

Fifa determina e Santos receberá menos da metade na venda de Kaiky

Kaiky (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Zagueiro saiu do Peixe em 2022 após proposta de 7 milhões de euros

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na última sexta-feira (13) a Fifa determinou que o Almería, da Espanha, pague 3,3 milhões de euros ao Santos pela compra do zagueiro Kaiky Fernandes. Portanto, o Peixe lucrará menos da metade do valor pelo qual vendeu o atleta, já que a proposta aceita pelo clube alvinegro era de sete milhões de euros.

A parte descontada do valor da proposta aceita pelo Santos será utilizada para quitar uma dívida santista com o Fisco espanhol. Em 2022, quando o Almería anunciou Kaiky, o Fisco penhorou o valor que seria recebido pelo Peixe por causa de uma dívida envolvendo a transferência de Neymar ao Barcelona. O governo espanhol cobra 3,3 milhões de euros do Alvinegro Praiano.

Neste ano, o Santos moveu um processo contra o Almería na Fifa por conta desta contratação. O brasileiro alega que os pagamentos não foram honrados pelo clube espanhol. Peixe e Almería tinham um acordo para a antecipação de três parcelas, que totalizavam 4,5 milhões de euros.

(Photo by Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images)

+ Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Apesar da ação do Fisco, o Santos entendeu que teria a diferença entre as cifras destinadas à receita e o valor total da compra (851,1 mil euros, além de 5% de juros), o que não foi pago. O clube espanhol alega que o Peixe agiu de má-fé ao não informar a dívida com o Fisco espanhol e cancelou a antecipação das parcelas. A primeira delas foi paga pelo Almería, no valor de 1,5 milhão de euros, direto ao governo espanhol para quitação da dívida.

A Fifa reconheceu que o valor da primeira parcela da negociação foi pago ao Fisco espanhol. O juiz ainda decidiu que a parcela deste ano, também no valor de 1,5 milhão, será destinada para quitação de tal dívida. Portanto, da parcela de outubro de 2024 serão abatidos 374 mil euros, logo, o Peixe receberá 1,1 milhão de euros.

As demais parcelas a serem pagas em 2025 (1,5 milhão de euros) e 2026 (1 milhão de euros) serão pagas diretamente ao Santos. Contudo, o clube ainda deverá devolver 274,7 mil euros ao Almería. O valor é referência ao pagamento de uma taxa de transferência bancária que a equipe espanhola havia feito antes de a operação ser cancelada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo