Futebol Internacional

FIFA indica pela primeira vez três mulheres para apitarem o Mundial

Neuza Back será a primeira brasileira a integrar uma equipe de arbitragem em uma Copa do Mundo / Photo by JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images

Nesta quinta-feira (19) a entidade máxima do futebol mundial, FIFA, nomeou os árbitros que apitarão os jogos na Copa do Mundo do Catar, em dezembro, e pela primeira vez três mulheres foram escolhidas, a lista também inclui três assistentes femininas.

A francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita foram as escolhidas em um processo que avaliou outras 18 árbitras em todo o mundo, elas estarão acompanhadas das assistentes Karen Díaz Medina do México, a americana Kathryn Nesbitt e a brasileira Neuza Back.

Pierluigi Collina, icônico árbitro de futebol e presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, afirmou que isso finaliza um longo processo de inclusão das árbitras em torneios FIFA iniciados em 2018, “Escalamos árbitras mulheres pela primeira vez na história das Copas do Mundo, isso conclui um processo iniciado há alguns anos”.

Collina enfatizou que a busca pela excelência passa por permitir novas possibilidades, “Espero que no futuro a escalação de árbitras mulheres da elite (do futebol) para torneios masculinos seja tratado como algo normal, e não mais como algo excepcional”.

“Elas merecem estar na Copa do Mundo porque apresentaram uma perfomance de alto nível e constante”, completou o chefe da arbitragem da FIFA.

Ao todo serão 36 árbitros, 69 assistentes e 24 árbitros de vídeo.

Pela segunda vez na história, dois árbitros brasileiros

Raphael Claus / CBF divulgação
Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio foram escolhidos pela FIFA para apitarem os jogos da Copa do Mundo 2022 no Catar / CBF Divulgação

A Abritragem brasileira também deve se orgulhar de um outro feito, pela primeira vez desde 1950, dois árbitros do país apitarão jogos no Mundial. Raphael Claus da Federação Paulista e Wilton Pereira Sampaio da Federação Goiana foram os escolhidos pela entidade.

A dupla brasileira terá a companhia dos assistentes, também brasileiros, Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo além de Neuza Back.

Claus de 42 anos figurou na lista dos 10 melhores árbitros da entidade, em 2019, além de ter sido eleito pelos próprios profissionais de futebol do Brasil o melhor ‘juiz’ em 2016, 17 e 18. Mas sua presença na América do Sul não é tão comemorada, é considerado um ‘algoz’ pela imprensa argentina, principalmente por ter anulado um gol de Messi, com o auxílio do VAR, no empate em 1 a 1 contra o Paraguai pelas eliminatórias.

“Duas vezes, você nos ferrou duas vezes” teria dito Messi para Claus, segundo leitura labial da Tyc Sports da Argentina.

Já Wilton Pereira Sampaio, divide opiniões entre a imprensa e os jogadores, natural de Teresina no Piauí, o árbitro de 40 anos, eleito o melhor da categoria em 2019, participou do Mundial da Rússia em 2018 como árbitro de vídeo e também já incomodou os argentinos.

Em outubro, quando a Argentina venceu o Peru pelas eliminatórias, Messi publicou uma mensagem nas redes sociais criticando a arbitragem “”O árbitro sempre que apita nosso jogo faz a mesma coisa, parece que é de propósito. Mas, bem, três pontos importantes que nos deixam perto do nosso objetivo”, afirmou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo