Flamengo e Coritiba voltam a se encontrar nesta quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, para decidir quem avança às oitavas de final da Copa do Brasil. Na primeira partida, na última quinta-feira, no Couto Pereira, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol do centroavante Rodrigo Muniz, aos 15 minutos do primeiro tempo. No duelo de volta, basta um empate para a equipe carioca ficar com a vaga. Já o Coxa precisa vencer por dois gols de diferença para avançar direto. Em caso de triunfo dos paranaenses por um tento de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis.
No duelo de ida, o Flamengo não pôde contar com Isla e Piris da Motta (seleções chilena e paraguaia), Rodrigo Caio (dores no joelho), Gerson e Pedro (poupados devido à longa viagem de volta da Sérvia), Thiago Maia e César (recuperação de lesão), Arrascaeta (Covid-19) e Gabigol (edema na perna direita). Fora o técnico Rogério Ceni e seus auxiliares, que testaram positivo para Corona Vírus e cumprem quarentena. Mesmo com os desfalques, o Rubro-Negro dominou o adversário, principalmente no primeiro tempo, e poderia ter feito um placar mais elástico.
O Coritiba melhorou na etapa final, conseguiu finalizar, mas nenhuma chance clara. Mesmo tendo diminuído o ritmo, o Mais Querido esteve mais perto de ampliar do que o Coxa de fazer o primeiro.
Para avançar na competição, o Coritiba precisa fazer gols. No entanto, os paranaenses precisarão furar a defesa rubro-negra, que está em boa fase e não é vazada há quatro jogos.
A zaga do Flamengo passou zerada contra o próprio Coxa, diante do Vélez Sarsfiled na Libertadores (0 a 0) e nos duelos com Palmeiras (1 a 0) e América-MG (2 a 0), ambos pelo Brasileirão.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
No histórico do confronto, o Flamengo leva a melhor sobre o Coritiba. Em 60 jogos, venceu 30, empatou 11 e perdeu 19. O time da Gávea marcou 91 gols e sofreu 73.
Em duelos de mata-mata pela Copa do Brasil, a vantagem também é carioca. O Mais Querido despachou o Coxa em 1996 e 2014, ambas pelas oitavas de final, enquanto a equipe paranaense eliminou o Rubro-Negro em 2001, nas quartas da competição.
Confira abaixo os duelos entre Flamengo e Coritiba pelas Copas do Brasil de 96, 2001 e 2014
1996 – Oitavas de final
Ida – 28 de março – Couto Pereira – Coritiba 1 x 2 Flamengo
Gol do Coritiba: Jorge Antônio.
Gols do Flamengo: Sávio (2).
Volta – 17 de abril – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Coritiba
2001 – Quartas de final
Ida – 16 de maio – Couto Pereira – Coritiba 3 x 2 Flamengo
Gols do Coritiba: Evair, Mabília e Messias.
Gols do Flamengo: Rocha (2).
Volta – 23 de maio – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Coritiba
Gol do Flamengo: Edílson.
Gol do Coritiba: Allan.
2014 – Oitavas de final
Ida – 27 de agosto – Couto Pereira – Coritiba 3 x 0 Flamengo
Gols: Leandro Almeida, Luiz Antônio (contra) e Zé Eduardo (pênalti).
Volta – 3 de setembro – Maracanã – Flamengo 3 x 0 Coritiba – Pênaltis: 3 x 2
Gols: Alecsandro (2x pênalti) e Eduardo da Silva.