Na início desta noite de domingo (11), às 18h30 (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Grêmio no Maracanã pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro emenda nove partidas de invencibilidade, repetindo números conquistados por Dorival Júnior em 2022, enquanto o Tricolor Gaúcho vem de seis jogos sem perder. A disputa marca um confronto direto pelo G4 do Brasileirão.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Apesar de ter passado por críticas no caminho, o Flamengo recebe o Grêmio numa arrancada inspirada nos números do time de Dorival, de 2022. A última derrota da equipe foi contra o Athletico-PR, em 07 de maio, e, desde então, o Rubro-Negro saiu da 12ª para a 5ª colocação, encaminhou a classificação na Libertadores, goleou o Vasco e eliminou o Fluminense na Copa do Brasil. O confronto pelas Oitavas foi visto, inclusive, como análogo à virada de chave de 2022, contra o Atlético-MG na mesma fase da competição.
Agora o Rubro-Negro vê a possibilidade de encaixar, dentro de casa, a décima partida sem perder. Com Dorival foram 19 jogos sem derrotas, contando à partir do confronto contra o Galo. Para isso, o Flamengo de Sampaoli enfrentará um Grêmio que não costuma facilitar jogando como visitante. O time de Luis Suárez e Renato Gaúcho venceu recentemente o Cruzeiro, o Athletico-PR e o Cuiabá em seus estádios, tendo apenas 3 derrotas jogando fora de casa.
A promessa de jogo duro se dá também pela posição dos times na tabela: o Grêmio é quarto enquanto o Flamengo é o quinto. Além da busca pela sequência de invencibilidade dos times, essa será uma briga direta pelo G4 e para seguir na cola dos líderes. O Rubro-Negro já demonstrou nos clássicos recentes a intensidade necessária para sair vencedor, mas resta saber com quais condições físicas os jogadores irão a campo.
Gabi, desfalque contra Vasco e Racing, e Léo Pereira, com constantes problemas físicos, não estão garantidos para a partida. Os jogadores até participaram das atividades com o resto do elenco no sábado, mas o treinador do Flamengo fez mistério com relação à escalação. Com 10 dias de paralisação adiante, devido à Data FIFA, o clube deve aproveitar a janela para fazer uma recuperação mais tranquila destes e outros atletas. As lesões tem sido constantes nos últimos jogos em que o time buscou corresponder à intensidade exigida por Sampaoli.
A vitória no confronto garantiria, tanto para Flamengo quanto para Grêmio, ao menos a terceira colocação no campeonato, podendo chegar ao segundo lugar dependendo do resultado de São Paulo e Palmeiras. Depois do confronto de hoje, os clubes voltam a campo apenas no dia 22. O Flamengo irá a Bragança Paulista enfrentar o Red Bull Bragantino, enquanto o Grêmio recebe o América-MG.