Com um terceiro quarto incrível, o Flamengo superou o Hebraica Macabi por 78 a 65 e assumiu a liderança do seu grupo antes da última janela de jogos da fase de grupos da BCLA. Com a mudança no time titular feita por Gustavo Conti, Franco Balbi assumiu a titularidade e comandou a equipe com um excelente jogo de 16 pontos e 6 assistências. Gabriel Jaú também foi destaque: anoutou um duplo-duplo na noite com 14 pontos e 11 rebotes.
Os últimos jogos do Grupo C acontecerão entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Buenos Aires, casa do Boca Juniors, para decidir os classificados para os playoffs.
Para saber mais informações sobre a NBA, NBB e o mundo do basquete, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Hebraica Macabi 65 x 78 Flamengo
O início do Flamengo foi promissor depois de um jogo de grandes dificuldades contra o Boca Juniors na noite anterior. Nos minutos iniciais, Devon Scott foi muito bem acionado debaixo do garrafão e anotou os seis primeiros pontos do Flamengo. O placar se manteve parelho até a metade do jogo, mas Oglive, ala do Hebraica, converteu duas posses seguidas em cima de Gabriel Jaú e abriu seis pontos de vantagem para o time da casa. Kayo, vindo do banco, apareceu nos minutos finais com duas bolas do perímetro e uma assistência para Gui Deodato para o rubro-negro encostar no placar.
No segundo quarto o Flamengo acelerou algumas jogadas para já empatar o confronto, mas depois de algumas jogadas erradas e a uma incapacidade de parar o ataque uruguaio, Gustavo Conti pediu um tempo que mudou o restante do quarto.
Com um foco totalmente em Scott Machado, o treinador pediu para o armador “arremessar a noite inteira”, e isso surtiu efeito imediato: nas três jogadas seguintes, com um arremesso do perímetro e dois de meia distância, Scott somou sete pontos. O jogo seguiu equilibrado até o fim, com o placar de 36 a 36 antes do intervalo.
Já no terceiro quarto, o Flamengo começou a mostrar mais do que é capaz de fazer quando a equipe está bem. Com a energia contagiante de um Gui Deodato que fazia de tudo dos dois lados da quadra, o quinteto rubro-negro começou a encaixar o seu jogo: com as jogadas armadas por Franco Balbi, Gabriel Jaú fez o que quis em infiltrações, Kayo converteu ainda mais do perímetro e, somado com uma defesa que parou Parodi, Hassell e Oglive, principais armas do Hebraica, o Flamengo abriu 12 pontos antes do quarto decisivo.
O último quarto foi um jogo centrado em contato, faltas e pontos para as duas equipes. Com mais de dez pontos de desvantagem, o Hebraica Macabi aumentou seu ritmo dos dois lados da quadra, mas não conseguiu reverter o resultado: no ataque, a pressa para buscar a pontuação acabava em muitos erros de arremesso ou mesmo na construção de jogadas, e na defesa a equipe assumiu o risco e anotou um grande número de faltas.
Com tranquilidade, o Flamengo pontuou a cada oportunidade e superou os donos da casa com 13 pontos de vantagem para assumir a liderança do grupo.
Destaques
Hebraica Macabi
Jordan Williams: 17 pontos e 9 rebotes/ Luciano Parodi: 16 pontos e 6 assistências/ Franklin Hassell: 16 pontos e 6 rebotes
Flamengo
Franco Balbi: 16 pontos, 6 assistências e 3 rebotes/ Gabriel Jaú: 14 pontos, 11 rebotes e 3 assistências/ Devon Scott: 12 pontos e 3 rebotes