A final da Copa do Brasil entre Flamengo x Corinthians, nesta quarta-feira (19), registrou a maior audiência da TV brasileira em 2022. Transmitido pela TV Globo para todo o país, a média superou a novela Pantanal na média, considerando os números da Grande São Paulo. A informações são do Notícias da TV.
Na Região Metropolitana de São Paulo, maior mercado publicitário do país, a vitórias nos pênaltis do Rubro-Negro após empate por 1 a 1 no tempo normal marcou 36 pontos de audiência, na média do período com bola em jogo. Desde da final de 2018 entre o Timão e o Cruzeiro não haviam tantos espectadores em um jogo da competição nacional.
Além disso, foi a primeira vez que um evento passou da casa dos 40 pontos no presente ano, com picos de 40, 8 pontos na região da capital paulista e de 45,9 no Rio de Janeiro. A média carioca foi bem maior do que a paulistana e terminou com 42,2 pontos.
O recorde anterior havia ocorrido há algumas semanas, com o capítulo da novela Pantanal em que foi transmitida a morte do personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício – foram 34,7 pontos de média. No quesito esportivo, o campeão de audiência era a transmissão da própria emissora carioca da classificação corintiana sobre o Atlético -GO (4 a 1), nas quartas-de final da Copa do Brasil, em 17 de agosto – 28,8.
+Paulo Sousa parabeniza Flamengo pelo título da Copa do Brasil
A partir de 2023, a CBF decidiu mudar e realizará uma nova experiência no torneio, com os dois embates da futura final acontecendo aos domingos, dias em que naturalmente há menor audiência na TV aberta. A previsão é que ocorram nos dias 17 e 24 de setembro.
Para saber tudo sobre o mundo esportivo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O diretor de competições da entidade máxima do futebol brasileiro, Julio Avellar, destacou que, com a medida, a decisão ficará mais atrativa. “A Copa do Brasil fica mais atrativa e interessante para todos os envolvidos e mexe com a economia. É melhor para o torcedor, que poderá se programar para viajar e acompanhar o time, ou até mesmo fazer sua festa em casa. E também é melhor para os parceiros comerciais, que poderão explorar as finais como eventos ainda maiores ao longo do fim de semana”, afirmou em setembro.