Flamengo e Racing se enfrentam nesta quinta (08), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro vem da sua melhor sequência na temporada, com a maior série invicta da série A brasileira. São oito jogos sem derrota, com cinco vitórias, passando pela goleada recente no Vasco e a eliminação do Fluminense na Copa do Brasil. A invencibilidade traz moral para o Flamengo que precisa ganhar o Racing para encaminhar a classificação.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
A partida marca o encontro entre o líder e vice-líder do Grupo A da Libertadores, mas o Racing é o único que se encontra em situação tranquila, com 10 pontos. Já o Rubro-Negro possui apenas cinco pontos e tem na cola Ñublense com quatro e Aucas com três. A boa notícia para o Flamengo é que Léo Pereira, Everton Ribeiro e Gerson treinaram normalmente nesta quarta. Os dois primeiros foram desfalques contra o Vasco, enquanto Gerson foi substituído com suspeita de lesão. Já Gabi, também desfalque na última partida, não participou das atividades.
O desfalque certo na equipe do Flamengo é de Matheuszinho, além de Marinho que foi afastado, enquanto o Racing tem ao menos duas baixas confirmadas. Tomás Pérez, jovem que não foi inscrito na Libertadores, e Juan Nardoni, suspenso. Maxiliano Romero e Nicolás Reniero, que se recuperam de lesão, são dúvidas.
Retrospecto
O último confronto entre Flamengo e Racing foi no dia 3 de maio, pela terceira rodada da fase de grupos. No El Cilindo, na Argentina, os times terminaram empatados em 1 a 1, com um expulso para cada lado também. A surpresa da partida foi a entrada do volante Erick Pulgar, que se firmou desde então como peça chave do Rubro-Negro. Desde então, o time argentino praticamente se classificou para o mata-mata, enquanto o clube da Gávea se complicou ainda mais empatando o Ñublense e trazendo ares de decisão para o jogo de amanhã.
No retrospecto histórico, os números são bastante equilibrados. Flamengo e Racing já se enfrentaram 16 vezes ao todo, com 5 vitórias para cada lado e 6 empates. Em número de gols, ligeira vantagem para os argentinos, que marcaram 26 vezes no confronto enquanto o Rubro-Negro balançou as rede 25 vezes. Os encontros se deram entre amistosos, torneios internacionais (do Rio, de Santiago e de Marrocos), Troféu Teresa Herrera, Taça Desafio 50 Anos Petrobrás, Copa Libertadores da América e Supercopa Libertadores. Pela última, que reunia os campeões da principal competição da América do Sul, o confronto se deu em 1992 nas semifinais, com empate em 3 a 3 no Pacaembu e vitória de La Academia por 1 a 0 na Argentina.
Prováveis Escalações
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Pulgar, Everton Ribeiro (Gerson), Arrascaeta e Everton Cebolinha; Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.
Racing: Arias; Mura, Sigali, Insúa e Gabriel Rojas; Jonathan Galván, Aníbal Moreno e Oroz; Saliadarre, Hauche e Paolo Guerrero (Reniero). Técnico: Fernando Gago.
Ficha Técnica – Flamengo x Racing
- Data/hora: 09/06/2023 – 21h
- Local: Maracanã
- Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
- Auxiliares: Nicolas Taran (URU), Martin Soppi (URU) e Bismark Santiago (COL – Quarto árbitro)
- VAR: Andrés Cunha (URU) e Sebastian Vela (COL – AVAR)
- Onde assistir: Tempo Real Esporte News Mundo, ESPN e Star+