Fluminense

Fluminense defende bom desempenho em estreias na Libertadores diante do Millonarios

Foto: Silvia Izquierdo - Pool/Getty Images

Fluminense volta à Copa Libertadores depois da edição de 2021. Nesta terça-feira, o Tricolor encara o Millonarios, da Colômbia, às 21h30, em Bogotá, no El Campín, pela primeiro jogo da segunda fase da competição. O time comandado por Abel Braga busca manter a boa participação em estreias na Libertadores. O Esporte News Mundo acompanha a partida em tempo real.

Em sete partidas, o Tricolor das Laranjeiras jamais perdeu na estreia da competição continental. São três vitórias e quatro empates. Será a 8ª participação do time no torneio, depois das edições de 1971, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013 e 2021.

+ Millonarios x Fluminense: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites

+ Veja como está a situação do Millonarios, adversário do Fluminense na Libertadores

LIBERTADORES DE 1971

A primeira participação do Fluminense na Libertadores, em 1971, ocorreu graças à conquista de seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, no ano anterior. O clube dividiu grupo com Palmeiras, Deportivo Itália e Deportivo Galícia. A estreia do clube foi com o pé direito, diante do Palmeiras, no dia 27/01/1971, com uma vitória por 2 a 0. Flávio marcou os dois gols para o Tricolor. Na segunda colocação, o Tricolor acabou eliminado, já que, na época, avançava apenas o melhor da chave.

LIBERTADORES DE 1985

Campeão brasileiro em 1984, o Time de Guerreiros reencontrou a Libertadores em 1985, entretanto não teve uma boa campanha. Sem conquistar nenhuma vitória, o Fluminense terminou a competição em terceiro lugar, à frente apenas do Vasco. Ferro Carril e Argentinos Juniors (campeão da edição) avançaram no grupo. O primeiro jogo do Tricolor foi diante do Vasco, no dia 23/07/1985, num jogo bem movimentado – empate em 3 a 3. Romerito (2) e Leomir marcaram para o Flu e Roberto Dinamite e Nenê (2) para o Vasco.

LIBERTADORES DE 2008

Com o título da Copa do Brasil conquistado na temporada de 2007, o Fluminense encerrou um jejum de 23 anos sem configurar na Libertadores. Neste ano, o Fluminense realizou sua melhor campanha na competição e foi vice-campeão para o LDU. Coincidentemente, a estreia do Tricolor das Laranjeiras foi contra o time de Quito, no dia 20/02/2008, num empate sem gols.

LIBERTADORES DE 2011

Campeão brasileiro de 2010, o Fluminense garantiu sua participação na Libertadores de 2011. A estreia da Tricolor foi contra o Argentino Juniors, no dia 09/02/2011. Em uma partida intensa, os times empataram em 2 a 2, no Engenhão – Rafael Moura (2) e Franco Niell (2) balançaram as redes. Nesta ocasião, o Fluminense foi eliminado nas oitavas de finais, contra o Libertad, nos minutos finais. Na ida, o clube carioca venceu por 3 a 1. Mas, na volta, o rival, mandante do jogo, conseguiu o placar de 3 a 0.

LIBERTADORES DE 2012

Este foi o ano em que o Fluminense disputou a Libertadores sem ter sido campeão brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada anterior. Naquele contexto, a equipe se classificou como 3º lugar do Brasileirão 2011. Com 5 vitórias em 6 rodadas, o Tricolor construiu uma campanha incontestável na primeira fase, quando enfrentou Boca Juniors, Zamora e Arsenal de Sarandí. Foi, assim como em 2008, o melhor na classificação geral. O primeiro jogo foi em uma vitória simples sobre o Arsenal de Sarandí, no dia 07/02/2012. Fred marcou o gol do clube carioca.

LIBERTADORES DE 2013

Última participação no torneio, o Fluminense deteve a liderança do grupo que tinha, ainda, Grêmio, Caracas e Huachipato. A primeira partida foi no dia 13/02/2013, em outro triunfo simples, desta vez sobre o Caracas e novamente Fred marcou para o Tricolor. A passagem na Libertadores se encerrou nas quartas, eliminado pelo Olímpia – vice-campeão da edição.

LIBERTADORES DE 2021

Em estreia contra o temido River Plate, da Argentina, o Fluminense jogou de igual para igual no Maracanã e empatou em 1 a 1 com um dos favoritos ao título. Saiu atrás do placar em um pênalti bobo de Marcos Felipe convertido por Montiel, mas buscou a reação com Fred e perdeu uma chance de ouro de virar no fim com Lucca, que hoje está na Ponte Preta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo