Campeonato Carioca

Fluminense e Flamengo buscam quebrar e evitar marcas negativas na finalíssima do Carioca

Publicado em

Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
— Continua depois da publicidade —

A vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Flamengo, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, colocou o clube de Laranjeiras em boa vantagem para a finalíssima deste sábado (2). Mais do que levantar um título sobre o principal rival, o caneco vai significar a quebra de duas marcas negativas na história do Tricolor.

Confirmado o título, o Fluminense encerra o jejum de 10 anos sem conquistar o Campeonato Carioca. Em 2012, também sob o comando de Abel Braga, o Tricolor não deu chances ao Botafogo e levantou seu 31° troféu da competição. Com o quarteto de ataque formado por Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred, a equipe seria tetracampeã brasileira naquele ano.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Publicidade

Ainda pelo lado Tricolor, o clube busca quebrar mais uma marca negativa em sua história no Campeonato Carioca. O Fluminense não conquista um título no Maracanã há 17 anos. O último aconteceu em 2005, quando o Flu venceu o Volta Redonda por 3 a 1. Na ocasião, o zagueiro Antônio Carlos marcou um gol de nuca, já nos acréscimos. Coincidências à parte, mais uma vez, Abel Braga estava à beira do gramado.

De 2005 até agora, o Fluminense conquistou um título do Carioca, uma Copa do Brasil e dois Campeonatos Brasileiros. Dos quatro troféus, em três oportunidades eles foram levantados no Estádio Nilton Santos, por isso o local ficou conhecido como o “Salão de Festas Tricolor”.

Pelo lado Rubro-Negro, a conquista do Tricolor das Laranjeiras pode frear uma sequência de títulos do Flamengo no Campeonato Carioca. Campeão das últimas três edições, o clube sonha com um feito inédito na competição: o tetra Estadual. Em toda a sua história, o Mengão tem seis tricampeonatos, porém nunca conseguiu chegar a um quarto título consecutivo.

Aliás, essa é apenas a segunda vez que o Flamengo chega a uma final após ser campeão três vezes. A outra foi em 2010, quando foi vice para o Botafogo após ser campeão nas três edições anteriores. A decisão foi marcada pelo pênalti de cavadinha, cobrado por Loco Abreu.

+ Fluminense x Flamengo: prováveis escalações, onde assistir e palpites

+ Fluminense x Flamengo: ingressos esgotados para o segundo jogo da final do Carioca

Após derrotar o Fluminense nas decisões de 2020 e 2021, um possível terceiro título consecutivo sobre o Tricolor também seria um feito histórico para o clube da Gávea. A façanha já foi alcançada contra o Vasco, em 1999, 2000 e 2001, e com o Botafogo, em 2007, 2008 e 2009.

Em caso de uma conquista colorida em verde, branco e grená, o clube das Laranjeiras não só impedirá o tetra Rubro-Negro, como dará mais um vice para o rival. Desde novembro de 2021, o Flamengo acumula três: Copa Libertadores da América – contra o Palmeiras -, além do Campeonato Brasileiro e Supercopa do Brasil – ambas para o Atlético-MG.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile