Fluminense
Fluminense inicia novo ciclo com Marcão em maratona de jogos contra Atlético-MG
— Continua depois da publicidade —
POR RODRIGO DA COSTA E MATHEUS RIBEIRO
Após a eliminação nas quartas de final da Libertadores, o Fluminense virou a página após trocar de treinador e inicia um novo ciclo a partir desta segunda-feira. Já sob o comando de Marcão, que vai substituir Roger Machado até o fim da temporada, o Tricolor mede forças contra o líder Atlético-MG, às 20h (de Brasília), em São Januário, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Será o primeiro dos próximos três encontros que as equipes terão em menos de um mês. Fluminense e Atlético-MG chegam em situações opostas. O Tricolor é o 16º colocado e está somente um ponto à frente da zona do rebaixamento, e pode terminar a rodada dentro da degola. Já o Galo é o líder com folga e chega embalado com uma sequência de nove vitórias consecutivas no campeonato.
Novo ciclo de Marcão
Mais uma vez caberá a Marcão a missão de salvar a temporada do Fluminense. Em 2019, o auxiliar foi responsável por evitar o rebaixamento e manter o clube na Série A. Já no ano passado, levou o time à Libertadores após oito anos de fila, e substituiu Odair Hellmann à altura. Agora são dois objetivos: o primeiro é se afastar do Z-4, enquanto o segundo é brigar por uma vaga no G-6.
+ Marcão é o novo técnico do Fluminense até o fim da temporada
Diferentemente das últimas vezes que foi acionado para apagar o fogo nas Laranjeiras, Marcão terá mais tempo de trabalho. O novo treinador tricolor, que tem o aval do elenco, tem pouco mais de um turno para trabalhar e recuperar a autoestima do Fluminense na temporada. Para isso, a boa relação com os jogadores é uma das grandes apostas para este novo ciclo.
Para a sua reestreia no comando tricolor, Marcão deve fazer apenas uma mudança no time titular: o atacante Lucca entra no lugar do meia Paulo Henrique Ganso, que fraturou o braço direito no empate contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, e ficará de fora por tempo indeterminado. Sendo assim, ele voltará a utilizar o esquema com três atacantes.
Além da ausência de Ganso, Marcão também não contará com Gabriel Teixeira, que se recupera de uma lesão muscular. Por outro lado, o volante Yago Felipe – que sofreu uma torção contra o time equatoriano e voltou para o Rio de Janeiro de cadeira de rodas – foi liberado para o jogo, assim como o atacante Caio Paulista, que estava fora da equipe desde 24 de julho, por conta de lesão.
Desta forma, o Fluminense deve ir a campo na reestreia de Marcão escalado com: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; André, Martinelli e Yago Felipe; Lucca, Luiz Henrique e Fred. Nenê continua no banco e completará a quarta partida consecutiva entre os reservas, algo que não acontecia desde 2019.
Galo chega embalado
O Atlético-MG chega embalado para o confronto contra o Fluminense. No Campeonato Brasileiro, já são nove vitórias consecutivas e a liderança isolada. Em caso de vitória nesta segunda-feira, o Galo abrirá oito pontos de vantagem em relação ao segundo colocado Palmeiras, que foi derrotado pelo Cuiabá por 2 a 0 e sofreu a terceira derrota seguida.
Além da sequência de vitórias no Brasileirão, o Galo chega motivado principalmente pela classificação à semifinal da Libertadores. No Mineirão, o time atleticano despachou o River Plate-ARG com um 3 a 0 avassalado. Vale lembrar que o Atlético-MG também está nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o próprio Fluminense.
+ Jair e Mariano têm lesão confirmada e desfalcam o Atlético-MG
Após uma semana e meia em Belo Horizonte, o Atlético-MG se prepara para uma sequência de jogos fora de casa. Desta forma, o técnico Cuca poderá optar pelo rodízio visando a integridade física dos jogadores. O volante Jair e o lateral-direito Mariano, que saíram contundidos diante do River Plate-ARG, serão poupados do duelo contra o Fluminense e não viajaram para o Rio de Janeiro.
Outras mudanças poderão ser feitas de última hora pelo técnico Cuca. Entretanto, a tendência é que o Galo vá a campo escalado com Everson; Guga, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Zaracho e Nacho Fernández; Vargas, Savarino e Hulk. Após o jogo, o Atlético-MG seguirá no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira.
Reencontro na Copa do Brasil
Após 21 anos, Fluminense e Atlético-MG se reencontram pela Copa do Brasil. O jogo de ida acontece na próxima quinta-feira, às 21h30, no estádio Nilton Santos. Já a partida de volta será realizada no dia 16 de setembro, no Mineirão. Com isso, serão três duelos entre as equipes num intervalo inferior a um mês.
+ Fluminense e Atlético-MG se reencontram na Copa do Brasil após 21 anos
Será a segunda vez na história que as equipes se enfrentam na Copa do Brasil. Em 2000, também na fase de quartas de final, o Atlético-MG levou a melhor sobre o Fluminense no critério de gols fora de casa, regra que não existe mais na competição. Na época, foram dois empates: 3 a 3, no Maracanã, e 2 a 2, no Mineirão.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.