Neste 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Fluminense lança, em parceria com a Liga Retrô, mais um produto especial em homenagem a Chico Guanabara, personagem que originou a web série “Herdeiros de Chico Guanabara”, da FluTV. A camisa, idealizada pelo historiador Leandro Carvalho e desenhada pelo artista plástico Marcelo Ment, chega às Lojas Oficiais do Tricolor nesta terça-feira (21/11).
– É um privilégio para o Fluminense ter tanto material do começo do século XX, no pós-abolição recente, narrando a existência desse místico personagem. Chico foi o cara que modificou o modo de torcer da época. Ele era um exímio capoeirista e portador de uma impactante voz adquirida nas rodas com a sua malta. A sua forma de torcer destoava do tradicional estilo da elite que frequentava os estádios e torcia os lenços nos momentos de emoção. Essa vibração foi forjada na variação corporal de defesa e ataque oriundo do continente africano – explica.
O artista Marcelo Ment, que, entre outros trabalhos para o clube, produziu o painel de Castilho no Centro de Treinamento e criou um mosaico para exaltar Cartola, personagem homenageado na atual terceira camisa, contou como foi produzir a camisa.
– A criação da arte ocorreu a partir de muitas trocas e boas conversas com o amigo Leandro Carvalho. Além de ideias e elementos que ele trouxe, falamos sobre a importância de exaltar a figura de Chico Guanabara e suas raízes, representando a figura do torcedor, como elemento fundamental na construção do Fluminense e sua identidade – contou.