Tática ENM

Fluminense precisa mudar a postura para manter a liderança na Libertadores

Fluminense precisa mudar a postura para vencer sem sustos (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Na noite desta quarta-feira (12) o time do Fluminense enfrentará o Independiente Santa Fé. Este será o segundo confronto entre as duas equipes nesta edição da Libertadores. E esta partida vale a liderança do Grupo D, um dos grupos mais embolados da competição.

Caso o Fluminense volte a repetir a atuação do primeiro jogo, a equipe carioca pode ser surpreendida.

Principalmente pelo fato do tricolor ter adotado uma proposta de jogo extremamente defensiva e, portanto, reativa, o que possibilitou ao Santa Fé subir suas linhas e jogar no campo do tricolor.

A proposta de jogo em si não foi equivocada, mas sim sua execução. Nesse tom, aparentemente o Fluminense perdeu a partida, correto? Errado. O time comandado por Roger Machado venceu o jogo por 2×1 na Colômbia e trouxe três pontos importantíssimos para o Brasil. E muito desta vitória veio através da individualidade dos principais nomes da equipe, como Fred, Nenê e o jovem Kayky.

Portanto, diante da maneira como o time atuou na Colômbia, a equipe carioca precisa se atentar às jogadas pelas laterais do time colombiano. Deve ter cuidado redobrado nas entrelinhas defensivas, espaço que Manuel Seijas e Kelvin Osório ocupam e tendem a jogar nesse setor.

E essa aqui não é uma crítica ao jogo reativo. Time baseado num jogo mais defensivo, é normal e faz parte do futebol. Porém, o problema é quando você abdica totalmente de ter a posse, como no primeiro jogo. Nele o Fluminense praticamente abdicou de jogar e quando tentou, os mecanismos de criação estavam bem limitados. O tricolor tem totais condições de vencer de novo, mas precisa mudar a postura para não sofrer na partida. Mais detalhes no vídeo abaixo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo