Fluminense

Fluminense volta ao G4 após melhor fase no Campeonato Brasileiro e pode mudar de intenções

Equipe do Fluminense celebra gol contra o Santos. Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a tabela do Campeonato Brasileiro não contou em nenhum momento com os 20 times em igualdade de números jogados. O São Paulo, por exemplo, tem três jogos a menos que a maioria de seus concorrentes. Com sete jogos de invencibilidade completados após a vitória deste domingo sobre o Santos, por 3 a 1, o Fluminense se aproveitou dessa situação e já alcançou a quarta colocação do campeonato, estando a apenas seis pontos dos líderes praticamente na virada do turno.

Se levarmos em consideração apenas o aproveitamento das equipes (pontos ganhos por partidas disputadas), o Flu fica em quinto, atrás apenas dos três principais postulantes ao título no momento (Internacional, Flamengo e Atlétigo-MG) e do São Paulo. O Tricolor paulista está com esse déficit de três jogos por conta dos duelos contra o Fortaleza pela Copa do Brasil.

Mas, além de alcançar o G4 pela segunda vez (o Flu havia entrado na sétima rodada), o torcedor começa a mudar seu jeito de ver a equipe. Se no início do ano as contas eram para alcançar os 45 pontos (pontuação que costuma livrar os times do rebaixamento), agora, já com 29 (64% dos pontos necessários) e com ainda 60 pontos em disputa, a aproximação junto aos líderes e a consistência de resultados pode mudar o Tricolor de patamar na disputa da competição.

Já são sete partidas sem perder, com quatro vitórias e três empates. Dos 28 gols do time no Brasileirão (quarto melhor ataque), 16 saíram nesta fase (57%). Mesmo com Odair Hellmann insistindo algumas vezes em recuar após abrir o placar, a equipe vem reagindo bem e conquistando pontos em jogos difíceis, como Santos, Bahia e Goiás. Também vale lembrar que este foi o período que o Flu mais sofreu com desfalques, visto que muitos se lesionaram ou pegaram Covid-19, se ausentando por algumas rodadas. Mas o técnico gaúcho começou a achar peças no elenco. Nomes como Luiz Henrique, Yago Felipe, Michel Araújo e Luccas Claro começaram a despontar muito em função da ausência dos titulares da posição. Danilo Barcelos, contratação recente para a lateral-esquerda, já começa a ajudar com gols e participações diretas. Com Nenê inspirado e Fred voltando a ter boas atuações, o Fluminense pode sonhar mais do que permanência na Série A este ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo