Pelo segundo ano consecutivo, Fluminense e Flamengo decidem o título do Campeonato Carioca. O jogo de ida acontece na noite deste sábado, às 21h05 (de Brasília), no Maracanã, com mando de campo do Tricolor. Já a partida de volta será no próximo dia 22, no mesmo horário e local, com mando do Rubro-Negro – que foi o campeão da Taça Guanabara.
O Fluminense chega embalado com uma sequência de 11 jogos de invencibilidade e uma vitória sobre o Santa Fe-COL que encaminhou a vaga nas oitavas da Libertadores. Já o Flamengo, apesar do tropeço com erros defensivos diante do Union La Calera (CHI), também já está com um pé na próxima fase da competição e terá os retornos de Rodrigo Caio e Gerson.
O Flamengo é o atual campeão carioca. No ano passado, o Rubro-Negro venceu o Fluminense nos dois jogos da decisão – 2 a 1 na ida e 1 a 0 na volta (3 a 1 no agregado) – e faturou o 36º título de sua história. Vale lembrar que o Fla venceu três das últimas quatro edições, sendo 2017 também sobre o Tricolor das Laranjeiras.
Já o Fluminense, segundo maior campeão estadual com 31 títulos, não conquista a competição desde 2012, quando bateu o Botafogo nos dois jogos – 4 a 1 na ida e 1 a 0 na volta (5 a 1 no agregado). O Triccolor chegou nas finais em 2017 e 2020, mas foi derrotado pelo Flamengo nas duas ocasiões.
FICHA DO JOGO
- Fluminense x Flamengo – Final do Campeonato Carioca
- Local – Maracanã – Rio de Janeiro
- Horário – 21h05 (de Brasília)
- Arbitragem – Alexandre Vargas Tavares de Jesus, Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
- Árbitro de vídeo – Carlos Eduardo Nunes Braga
- Transmissão – TV Record, pay-per-view e tempo real do Esporte News Mundo
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fluminense: Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nenê; Luiz Henrique, Kayky e Fred. Técnico: Roger Machado.
Flamengo: Hugo Souza; Isla, Bruno Viana, Willian Arão e Filipe Luís; Gerson, Diego e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Rogério Ceni.
DESFALQUES
Fluminense: John Kennedy, Hudson e Yuri.
Flamengo: Diego Alves, César, Renê, Thiago Maia e Michael.
PALPITES
Larissa Carvalho (setorista do Fluminense): O clássico entre Fluminense e Flamengo sempre é pura rivalidade, 11 contra 11. Os dois times estão em invictos na Libertadores da América e mostraram resultado no Carioca, tanto que vão se enfrentar na final do campeonato neste sábado. Por isso, o jogo deve ser equilibrado.
Palpite: Fluminense 2 x 2 Flamengo
Rodrigo da Costa (setorista do Fluminense): Embalado por um bom momento na temporada e com um elenco mais maduro em relação a final de 2020, o Fluminense deve dificultar a vida do Flamengo na decisão deste ano – assim como tem acontecido nos últimos duelos. A tendência é de dois jogos equilibrados, mas em razão da boa fase e dos problemas defensivos do rival, o Tricolor tem chance de começar a disputa pelo título na frente e sair com a vitória, algo que aconteceu nos últimos dois encontros.
Palpite: Fluminense 2 x 1 Flamengo
Geovanne Peçanha (setorista do Fluminense): O Fluminense vem conseguindo readquirir a forma técnica do final do ano passado, mas o Flamengo, pelo que faz nos últimos anos, é o favorito. Clássico é clássico. Tudo sempre pode acontecer, mas se a lógica prevalecer o Tricolor precisa de muita raça para mudar isso.
Palpite: Fluminense 1 x 2 Flamengo
Matheus Fernando (setorista do Fluminense): Clássico é clássico, mas de fato o Flamengo possui um elenco mais qualificado que o Tricolor das Laranjeiras. Entretanto, o Fluminense vem de um bom momento assim como o seu rival e essa partida tem tudo para ser muito equilibrada.
Palpite: Fluminense 2 x 2 Flamengo
Daniel Fernandes (setorista do Flamengo): Apesar do empate no último meio de semana, o Flamengo vive uma excelente fase, com um poder ofensivo enorme. Por outro lado, o Fluminense vem de vitórias gigantes na Libertadores e não vai se intimidar com o forte elenco rival. Como Tricolor é mandante na ida, acredito que o clube é capaz de segurar o Flamengo, mas um empate aparece como um resultado mais provável.
Palpite: Fluminense 1 x 1 Flamengo
Gustavo Cunha (setorista do Flamengo): Por ter um elenco mais qualificado e time praticamente completo, o Flamengo entra como favorito no clássico. A derrota na terceira rodada da Taça Guanabara não influencia em nada, já que as escalações serão totalmente diferentes neste sábado. Apesar do Tricolor vir dificultando a vida do Rubro-Negro ultimamente e a fragilidade defensiva que a equipe vem demonstrando, creio na vitória do time de Rogério Ceni.
Palpite: Fluminense 1 x 2 Flamengo