Automobilismo

Fórmula 1 cancela o GP de Emilia-Romagna por causa de fortes chuvas na região

Foto: Divulgação/Formula 1

Nesta quarta-feira (17), a Fórmula 1 anunciou por meio das suas redes sociais e site o cancelamento do GP de Emilia-Romagna por causa das fortes chuvas que afetam a região. Na última terça, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari foi evacuado devido à previsão de chuva forte e risco de inundação.

+ De Vries recebe primeiro aviso, mas Red Bull dá mais uma chance e descarta Ricciardo

Graças as fortes chuvas na região, o rio Santerno, que é paralelo ao Autódromo, teve um aumento gigantesco de água desde o último sábado. Segundo Michele Salmi, que já prestou serviços de meteorologia à F1, o rio está no nível laranja, o penúltimo numa escala de três estágios de alerta.

Havia previsão de 100mm de chuva nesta terça, chegando para até 150mm ao fim desta quarta-feira. Escolas e estradas foram fechadas, e autoridades recomendaram que a população evitasse grandes deslocamentos.

Além da F1, o circuito em Ímola também receberia a Fórmula 2 e a Fórmula 3 neste fim de semana. O Serviço Meteorológico italiano prevê chances de chuva no sábado e no domingo.

O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, lamentou muito o cancelamento da etapa, mas entende que foi a decisão certa e deseja que as famílias da região fiquem bem.

“A decisão que foi tomada é a certa para todos nas comunidades locais e para a família F1, pois precisamos garantir a segurança e não criar um fardo extra para as autoridades enquanto lidam com essa situação terrível.”

“Quero expressar minha gratidão e admiração pelos incríveis serviços de emergência que trabalham incansavelmente para ajudar aqueles que precisam de ajuda e aliviar a situação – eles são heróis e toda a Itália se orgulha deles.

“É uma tragédia ver o que aconteceu com Imola e Emilia-Romagna, a cidade e região onde cresci, e meus pensamentos e orações estão com as vítimas das enchentes e as famílias e comunidades afetadas.”

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse: “Meus pensamentos e os de toda a família FIA estão com os afetados pela terrível situação na região da Emilia Romagna. A segurança de todos os envolvidos e os esforços de recuperação são a principal prioridade neste momento”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Comunicado da Fórmula 1

A comunidade da Fórmula 1 deseja enviar seus pensamentos às pessoas e comunidades afetadas pelos recentes eventos na região de Emilia-Romagna. Também queremos homenagear o trabalho dos serviços de emergência que estão fazendo de tudo para ajudar quem precisa.

Após discussões entre a Fórmula 1, o Presidente da FIA, as autoridades competentes – incluindo os Ministros relevantes, o Presidente do Automóvel Clube da Itália, o Presidente da Região Emilia-Romagna, o Prefeito da Cidade e o promotor – a decisão foi tomadas para não prosseguir com o fim de semana do Grande Prêmio em Imola.

A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos torcedores, equipes e nosso pessoal e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto pressionar ainda mais as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil.

O próximo fim de semana com corrida será o GP de Mônaco, que começa na sexta (26), com os treinos livres. A corrida acontece no domingo (28).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo