Automobilismo

Fórmula 1 divulga ideia de aumentar número de corridas Sprint em 2023, porém FIA não aceita

Foto: Divulgação/Lewis Hamilton

Nesta semana foi confirmado o desejo dos chefões da Fórmula 1 de aumentar o número de corridas Sprint em 2023, porém a FIA está no caminho. Nesta última terça-feira houve a reunião da Comissão da F1 e nela a Liberty Media viu as equipes da categoria aceitarem a ideia, mas foi impedida pela FIA.

+ Leclerc comete erro bobo e vê Verstappen vencer em Imola

Na nota sobre o que aconteceu na reunião, a FIA disse que apoia a ideia de aumentar o número de corridas Sprint, mas quer analisar o impacto da proposta nas operações de pista e seu staff, e confirmou que logo retornará com uma resposta para a Comissão.

Mas, segundo a revista inglesa Autosport, o presidente Mohammed Ben Sulayem disse que só pretende levar a ideia adiante se a FIA receber contribuição financeira por isso, deixando a votação sem a maioria dos votos necessários para levar para a aprovação do Conselho Mundial do Esporte a Motor.

Para saber mais sobre Automobilismo, siga o Esporte News Mundo pelo TwitterFacebook Instagram.

As corridas Sprint foram reveladas ao público em 2021, a ideia foi criar um novo formato para a definição do grid de domingo, para essa temporada já havia a ideia de aumentar o número de eventos, porém a proposta foi rapidamente recusada pelas escuderias por conta de questões financeiras. Com as três Sprints mantidas, a primeira delas aconteceu no último sábado, em Imola, com vitória de Max Verstappen, da Red Bull.

Para a próxima temporada, a Comissão já confirmou que todos os capacetes do pilotos terão câmeras usadas nas transmissões da Fórmula 1 e aprovaram testes com redução de jogos de pneus disponíveis para equipes em duas corridas, de 13 para 11.

A reunião também teve discussão sobre o calendário dessa temporada, que ainda sofre de uma indefinição por conta do cancelamento do GP da Rússia, inicialmente marcado para setembro, porém que acabou retirado por efeito da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro.

Apesar do Catar surgir como favorita para vaga, assim como substituiu a Austrália em 2021, a preocupação por conta das temperaturas altas no país e a preparação logística para receber a Copa do Mundo de Futebol, em dezembro, fez a Fórmula 1 mudar os planos. Agora, Singapura é uma das candidatas a receber uma segunda corrida por conta da facilidade logística.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo