Nesta terça-feira (25), a Fórmula 1 anunciou uma mudança no formato dos fins de semana com corridas sprints, as trocas já serão válidas neste fim de semana com o GP do Azerbaijão. A principal mudança é que agora a Sprint não define o grid de largada do domingo, um treino classificatório que acontece na sexta definirá a posição de início dos carros para a corrida de domingo.
+ Revista se desculpa por entrevista com Schumacher através de IA
A partir de agora nos fins de semana com Sprint, os treinos livres dois e três estão extintos. Agora, a sexta será formada pelo treino livre 1 e o treino classificatório para domingo, o sábado será composto pela Sprint Shootout e pela corrida Sprint, e no domingo acontece a corrida.
A Sprint Shootout, que acontece no sábado, é um treino de 30 minutos (12 minutos para o Q1/ 10 minutos para o Q2/ 8 minutos para o Q3) que definirá o grid de largada para a corrida sprint. Este treino também terá obrigatoriedades de pneus: no Q1 e no Q2, equipes terão que usar compostos médios; no Q3, os times só terão pneus macios à disposição.
A Sprint de domingo agora apenas agregará pontos para a disputa do Campeonato Mundial de Pilotos e não interferirá no grid de domingo. O vencedor da sprint somará oito pontos, enquanto o segundo levará sete pontos. A ordem decrescente segue até o oitavo colocado, último do grid a pontuar, com um ponto adicional.
Vale destacar que essas mudanças são apenas para os fins de semana com corrida Sprint, os outros fins de semana seguem com o formato tradicional.
O processo para aplicação de punições também foi definido. Penalidades decorrentes de episódios no TL1 ou na classificação serão aplicados ao grid da corrida principal, no domingo. Se a pena for referente a quaisquer episódios na classificação para a sprint, a punição será paga no grid da corrida curta.
O piloto Carlos Sainz, da Ferrari, comentou que a FIA perguntou aos pilotos sobre qual seria a melhor mudança e agora com a decisão tomada ele diz que está bem contente.
– É a direção que pedimos à Fórmula 1 e à FIA para irem se quisessem um show melhor. Eles nos perguntaram, e dissemos que precisaríamos que a corrida sprint não contasse para o fim de semana. Portanto, estou feliz por eles terem aceitado nosso feedback – comemorou Carlos Sainz, da Ferrari.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O novo formato
Nos seis fins de semana com corrida sprint, então, a mudança mais estrutural se dá apenas no sábado, conforme a lista.
Sexta-feira
– Treino livre 1 (60 minutos);
– Classificação de três segmentos válida para domingo (Q1, Q2 e Q3);
Sábado
– Classificação de três segmentos para a corrida rápida/sprint, com obrigatoriedades nos pneus;
– Corrida rápida/sprint (100 km ou 30 minutos);
Domingo
– Corrida completa (cerca de 305 km).
A Fórmula 1 retorna depois de um mês sem atividade, nesta sexta (28), acontece o treino livre 1 e o treino classificatório para a corrida de domingo.