Automobilismo

Fórmula 1 fecha novo acordo com Imola até 2025

Foto: Divulgação/Fórmula 1

Nessa segunda-feira (7), a Fórmula 1 divulgou ao público a renovação do contrato do GP de Emilia Romagna, prova que acontece no Autódromo Dino e Enzo Ferrari em Imola, até 2025. A etapa que voltou para o calendário da F1 nas últimas duas temporadas por causa da pandemia do coronavírus, depois de 14 anos de ausência, a prova estará presente no calendário da categoria pelos próximos três anos.

+ Chefão da F1 comenta sobre nova temporada e o futuro de ‘Drive to Survive’

Agora nessa temporada teremos dois países que receberam duas etapas, Itália e Estados Unidos, no país americano as provas realizadas serão o GP de Miami e o GP de Austin e no país da pizza as etapas desse ano são o GP de Monza e o GP de Emilia Romagna.

Largada do GP da Emilia-Romagna da F1 2021 — Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images
Na última temporada Verstappen e Hamilton travaram umas das suas batalhas em Imola – Foto: Hasan Bratic

O autódromo construído na década de 50 teve sua primeira aparição na F1 em 1980 como sede do único GP da Itália realizado fora de Monza, e teve o tricampeão brasileiro Nelson Piquet como primeiro vencedor. Após a prova, a etapa passou a sediar o GP de San Marino.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Essa prova foi palco de eventos lendários para a Fórmula 1: mais quatro vitórias de pilotos do Brasil, alguns das brigas mais fervorosas da rivalidade entre Michael Schumacher e Fernando Alonso em 2005 e 2006, e o ápice das batalhas de Alain Prost e Ayrton Senna em 1989.

Porém, a prova também é marcada pelo trágico fim de semana do GP de San Marino de 1994, abalado pelas mortes do austríaco Roland Ratzenberger e de Senna, além do grave acidente sofrido por Rubens Barrichello.

A última prova em Imola havia ocorrido em 2006 e vencida pelo heptacampeão Michael Schumacher. Por coincidência, a Alemanha é o país com mais triunfos nesse circuito: nove, no total.

O adiamento de algumas etapas na temporada 2020 por causa da crise sanitária da Covid-19 facilitou o retorno da prova para o calendário, porém a corrida passou a receber o nome de GP da Emilia-Romagna, região que o circuito se encontra. Imola permaneceu na temporada 2021 pelos mesmos motivos e, no fim da temporada passada, foi anunciada também entre as 23 provas de 2022, etapas que começam no próximo dia 20 de março com a corrida do Bahrein.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo