Na noite dessa última quarta-feira (10), o Fortaleza recebeu, na Arena Castelão, a equipe do Vasco. O confronto de “seis pontos” para ambas as equipes, que lutam para fugir da zona de rebaixamento, foi válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020. e terminou com vitória do time cearense pelo placar de 3×0. Com gols de Igor Torres, David e Romarinho, o Leão superou a equipe carioca e chegou, dessa forma, aos 41 pontos na tabela, abrindo quatro pontos de vantagem para a degola e alcançando a 15ª posição, podendo sonhar, além disso, com uma possível vaga na Copa Sul-Americana. Agora, o Fortaleza volta a campo no próximo domingo (14), para enfrentar, no Allianz Parque, o time do Palmeiras.
A vitória contra o Vasco foi bastante especial para o Leão do Pici. No momento mais importante da competição, o Fortaleza reage e chega a duas vitórias seguidas pela primeira vez no Brasileirão. Após vencer o Coritiba por 3×1, o Tricolor de Aço aplicou um 3×0 no time carioca e fez os seis pontos em dois jogos, abrindo quatro de vantagem para a zona. Além disso, a última vez que o Fortaleza havia vencido dois jogos seguidos na temporada foi em outubro de 2020. Na oportunidade, o time cearense venceu, no dia do seu aniversário, a equipe do Palmeiras pelo placar de 2×0. Três dias depois, superou o Ceará por 1×0 e faturou o título do Campeonato Cearense.
O Fortaleza viveu um longo período de maus desempenhos no Campeonato Brasileiro. Depois que o técnico Enderson Moreira chegou, por outro lado, o Leão do Pici vem reagindo na competição em um momento crucial. Além das duas vitórias seguidas, o Fortaleza alcançou a marca de cinco jogos sem perder como mandante. Com dois empates e três vitórias, o Tricolor fez 11 pontos nos últimos cinco duelos na Arena Castelão. Dessa forma, com quatro pontos de vantagem para Bahia e Vasco, 16º e 17º colocados, respectivamente, o Leão respira no Brasileirão. Cabe ressaltar que o Tricolor do Pici ainda enfrenta o time baiano na competição. No dia 20 de fevereiro, as equipes nordestinas medirão forças na Arena Castelão. O confronto pode, inclusive, significar a permanência do Fortaleza na elite do futebol brasileiro. Além disso, pode ajudar a levar o Leão para uma possível Copa Sul-Americana em 2021.