Fortaleza

Fortaleza é o primeiro nordestino a jogar a Série A seis anos seguidos

Fortaleza se consolida como o melhor nordestino nos pontos corridos da Série A. (Foto: Felipe Cruz/Fortaleza)

Fortaleza supera rivais nordestinos e vai chegar ao sexto ano consecutivo na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2024.

(Foto: Felipe Cruz/Fortaleza)

O ano Tricolor não foi perfeito, mas terminou em viés de alta. Depois de vencer o Red Bull Bragantino por 2×1, fora de casa, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza garantiu a permanência na Série A pelo sexto ano seguido. Desde que venceu a Série B, em 2018, o Fortaleza não saiu mais da elite e vai bater o recorde nordestino de mais temporadas seguidas na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2024.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok

Até esse ano, o Fortaleza dividia a marca com Ceará, Sport e Bahia. O maior rival do Leão ficou na Série A de 2018 até o ano passado, quando foi rebaixado. Depois de não conseguir o acesso neste ano, o Sport vai pro terceiro ano seguido na Série B, mas o rubro-negro pernambucano ficou cinco anos consecutivos na Série A de 2014 a 2018. O time ainda disputou a primeira divisão em 2020 e 2021. A melhor sequência do Bahia aconteceu de 2017 a 2021 e o time voltou pra elite neste ano e está garantido para 2024.

O diferencial do Fortaleza em relação aos rivais nordestinos foi a constância nas campanhas desses cinco anos. Apenas em 2020, o time terminou na parte de baixo da tabela e escapou do rebaixamento pelo saldo de gols, na 16ª posição, com 41 pontos. Em 2019, o Leão terminou em nono, com 53 pontos; em 2021 foi quarto, com 58; em 2022 foi oitavo, com 55; em 2023 foi 10º, com 54 pontos.

Apenas o Sport conseguiu uma campanha de mais destaque, terminando em sexto lugar, com 59 pontos, em 2015. Bahia e Ceará não conseguiram terminar na parte de cima da tabela em nenhum dos anos. Além da belíssima sequência, o Fortaleza ainda soma duas classificações pra Libertadores e duas classificações pra Copa Sul-Americana. Em 2021, o Tricolor terminou na quarta posição, sendo o primeiro nordestino a chegar na fase de grupos da principal competição continental pelos pontos corridos do Brasileiro.

+ Fortaleza chega à quinta vitória fora de casa na Série A

Além da vitória contra o Red Bull Bragantino, que garantiu a vaga na Série A do ano que vem e na Copa Sul-Americana, o Tricolor ainda venceu o Goiás e o Santos e encerrou a campanha no Campeonato Brasileiro com três vitórias consecutivas. O 10º lugar em 2023 ainda rendeu R$ 26,1 milhões aos cofres do clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo