O Fortaleza elegeu o sistema de gestão da Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP e criadora do conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), para evoluir a gestão do clube, por meio de melhores práticas de administração que possam ajudar o clube a integrar setores, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões para elevar o nível de transparência de processos e gerar mais oportunidades de investimentos.
LEIA TAMBÉM: Decisivo nos últimos jogos, Luidy analisa papel que possui no atual momento do Vitória
A diretoria espera conseguir processos mais ágeis, criando uma cultura de gestão baseada em indicadores que proporcionem mais precisão no compartilhamento de informações. O objetivo é obter processos mais rápidos, que aumentem a eficiência do controle financeiro e de estoque. De acordo com Arthur Lidio, diretor administrativo do Fortaleza, a experiência da Sankhya em trabalhar com outros times de futebol foi determinante para a escolha do ERP. O acordo, firmado em dezembro de 2021, prevê melhorias que facilitarão a rotina dos 380 colaboradores do clube.
– Assim que assumi a diretoria do clube, no final do ano passado, fizemos um redesenho de processos e houve a recomendação de implementar um software ERP. Fizemos uma busca apurada no mercado para encontrar as melhores recomendações, e criamos um teste de aderência com as companhias selecionadas para descobrir qual delas teria o melhor desempenho. A Sankhya foi a fabricante que mais se destacou nessa fase. Começamos o trabalho de negociação e, logo no início, percebemos que essa era a melhor escolha para o que precisávamos. Além disso, também fizemos um importante contato com o diretor do Goiás Esporte Clube, que já era cliente da Sankhya, e ter acesso à perspectiva dele também pesou na decisão final – Declarou.
Artur conta que a expectativa é que o software transforme a maneira de fazer a gestão do clube, que utilizava sistemas diferenciados para gerenciar departamentos distintos e espera que o sistema traga mudanças que serão fundamentais para auxiliar na expansão do Fortaleza, com foco no setor fiscal e no departamento de compras do clube.
– Precisamos eliminar o retrabalho e integrar áreas como varejo, estoque, financeiro e contábil. O departamento de RH também pede mais atenção, principalmente por conta dos bônus que os atletas recebem individualmente. Também esperamos identificar a redução nos custos operacionais logo após a implementação do sistema – Explica.
Na opinião do dirigente, a adoção da solução ERP da Sankhya será essencial para o futuro do Fortaleza:
– Acredito que estamos vivendo uma revolução da informação, que também chegou aos clubes de futebol. É cada vez mais importante obter e analisar dados para traçar o direcionamento do negócio. A Sankhya demonstrou ser uma autoridade nesse sentido, pois seu ERP reúne os dados da empresa de forma integrada, segura e confiável – Conclui.
Nos últimos meses, a Sankhya tem fechado diversas parcerias com clubes de relevância nacional e regional a fim de elevar a gestão dos times e trazer mais resultados, inclusive, dentro de campo:
– Acreditamos que o esporte de alto desempenho pode trazer muitos exemplos e aprendizados para o mundo dos negócios assim como este pode ajudar os clubes esportivos a potencializar sua performance com modelos de gestão mais modernos, profissionais e pragmáticos – Comentou Rodrigo Ribeiro, Head de Marketing da Sankhya.
Sobre a Sankhya – Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, a empresa possui 50 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 1800 funcionários e 16 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.
A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão. Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do país, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasil.