A imponente vitória do Fortaleza contra o América-MG, na última quinta-feira (24), pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, aproximou o Tricolor do Pici de um fato histórico. Com a vantagem de dois gols de diferença, o time de Juan Pablo Vojvoda pode até perder a partida de volta, no Castelão lotado, na próxima quinta-feira (31), e ainda assim se tornará o primeiro nordestino a alcançar uma semifinal de competição sul-americana.
Em uma região do país onde os clubes sempre foram bastante subestimados, a chance de uma semifinal nunca foi tão real. Além do Fortaleza, outros gigantes nordestinos também chegaram perto do penúltimo estágio antes do título. O Bahia teve quatro quartas de final sul-americanas, o Sport chegou a uma e o Ceará parou nos pênaltis na mais recente.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads e TikTok.
O clube do Nordeste com mais participações em competições internacionais é quem mais teve sucesso até hoje. Bicampeão brasileiro, o Bahia chegou às quartas de final da Libertadores nos dois anos seguintes aos títulos nacionais. Em 1960, o sistema era diferente e, com apenas oito clubes, o Esquadrão já entrou nas quartas, mas caiu pro campeão argentino San Lorenzo, com um 5×3 no agregado. Em 1989, já com fase de grupos, o Tricolor foi eliminado pelo Internacional, perdendo por 1×0.
Além da Libertadores, o Bahia chegou entre os oito melhores na Copa Sul-Americana em duas vezes. Em 2018, passou por Blooming-BOL, Cerro-URU e Botafogo antes de ser eliminado pelo Athletico, no pênaltis, depois de uma vitória por 1×0 pra cada lado. Em 2020, a eliminação foi mais categórica, perdendo os dois jogos para o Defensa y Justicia-ARG, que terminou campeão do torneio.
O Sport chegou às quartas da Copa Sul-Americana de 2017 com muita emoção. Primeiro, eliminou o Danúbio-URU nos pênaltis, após vencer o jogo de ida por 3×0 e tomar o mesmo placar no Uruguai. Depois, passou pelo Arsenal de Sarandí, fazendo 3×2 no agregado, na segunda fase, e repetiu o placar contra a Ponte Preta, nas oitavas. Nas quartas, caiu pro Junior Barranquilla depois de perder em Recife por 2×0 e não sair do zero na Colômbia.
LEIA TAMBÉM:
- Bahia não marcava quatro gols na mesma partida há quase quatro meses
- Bahia domina Red Bull Bragantino e vence segunda partida consecutiva em casa
O último nordestino a chegar tão longe foi o maior rival do Fortaleza, no ano passado. O Ceará teve a melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento, e eliminou o The Strongest-BOL com duas vitórias, vencendo no morro de La Paz, nas oitavas. Depois de perder por 1×0 para o São Paulo, no Morumbi, o Vovô contou com a força da torcida pra vencer por 2×1 no Castelão, mas acabou pecando nos pênaltis e desperdiçou a classificação inédita.
O Fortaleza já faz sua melhor participação em uma competição sul-americana, superando as oitavas de final da Libertadores de 2022, quando caiu pro Estudiantes-ARG, e as chances de chegar ainda mais longe são grandes. O Leão do Pici tem uma partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo (27), antes da decisão contra o América pra poder seguir sonhando com a taça internacional.