Campeonato Brasileiro

Para não ser rebaixado, Fortaleza precisa somar mais que o triplo de pontos conquistados em 15 rodadas; entenda

FOTO: VINICIUS PALHETA/FORTALEZA EC

No último domingo (3), o Fortaleza sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Coritiba por 2 a 1 e amarga a lanterna com apenas 10 pontos. Para não ir à Série B em 2023, o Leão do Pici precisará conquistar nos próximos jogos mais do que o triplo de pontos feitos nos 15 confrontos já disputados na atual edição do Brasileirão.

LEIA TAMBÉM:

Com a campanha de apenas duas vitórias, quatro empates e nove derrotas, o Tricolor é o último colocado do Brasileirão e está a sete pontos do primeiro time fora do Z4. A porcentagem de pontos ganhos por pontos disputados é de 22,2%, isto é, conquistou 10 de 45 pontos.

Ainda tem mais quatro rodadas para finalizar o primeiro turno e todo o returno (19 jogos) para o Fortaleza se recuperar, ou seja, ainda há tempo, mas se analisarmos os números que o time precisa conquistar, é possível enxergar que o Tricolor do Pici necessita de um aproveitamento consideravelmente superior ao atual para conseguir o objetivo de momento, que é a permanência na elite do futebol nacional.

Restam 23 jogos para o término da atual edição da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo 69 pontos para o Leão do Pici ainda disputar. Para chegar na pontuação base contra o rebaixamento (matemáticos estipulam que com 45 pontos conquistados o clube se livra do descenso), demandará do time de Vojvoda fazer mais 35 pontos, no mínimo, nos próximos jogos do Brasileirão, ou seja, daqui para frente precisa ter um aproveitamento de 50% de pontos conquistados nos jogos que disputar – é o dobro de pontos a se conquistar do que foi feito em 15 partidas até o momento. Mesmo para chegar na própria pontuação de 2020, quando o Fortaleza se livrou da Série B com 41 pontos, precisa de 45% de aproveitamento a partir de agora.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube

Lembrando que os dados apresentados nesta reportagem não dizem sobre um possível aproveitamento final, e sim, comparam as duas partes do campeonato – 15 rodadas já passadas e 23 duelos ainda por vir. Por exemplo, se o Fortaleza terminar com 45 pontos, ele terá 39% de aproveitamento no total do campeonato disputado, ou seja, menos do dobro da atual porcentagem, que é 22,2%. Mas para isso, é preciso conquistar, no mínimo, metade dos pontos que disputará, que significa ter 50% de aproveitamento nos pontos disputados a partir da próxima rodada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo