Com um empate conquistado graças ao gol salvador de Marinho, o Fortaleza conseguiu sua classificação inédita para as quartas de final da Copa Sul-Americana. No entanto agora o foco volta novamente para a competição nacional, onde o clube precisa se recuperar da péssima fase recente.
Diante de um grande público que empurrou o time do início ao fim na partida contra o Libertad, o Fortaleza sofreu mas arrancou a classificação. Todavia no Campeonato Brasileiro, o Tricolor do Pici vem de quatro derrotas consecutivas e atualmente ocupa o 13º lugar, estando a sete pontos do Grêmio (atual 6º colocado) e a cinco do Santos (17º, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento).
A fase preocupa tanto que o treinador Juan Pablo Vojvoda disse em entrevista que a equipe precisa virar a chave para o Brasileirão e recuperar o equilíbrio. Perguntado sobre a fase do clube, o treinador argentino respondeu:
“Virar a chave rapidamente. Temos que continuar com o mesmo trabalho, manter o equilíbrio. O que fizemos bem? O que temos que corrigir? Temos que encontrar o equilíbrio e voltar ao nível normal. Euforia muito acima, ou muito deprimido não se pode pensar muito bem. Temos que ter um equilíbrio. Cabeça fria e acreditar e continuar com o nosso trabalho de corrigir e reforçar o que temos que continuar fazendo.”
A proximidade com a zona de rebaixamento preocupa e com o imbróglio envolvendo a negociação do atacante Martín Lucero (a FIFA acatou a ação movida pelo Colo Colo e puniu o clube cearense que ficará duas janelas sem poder contratar e o atacante ficará suspenso por quatro meses, algo que o Fortaleza ainda vai recorrer).
Com a situação ruim no Campeonato Brasileiro e a suspensão de Lucero, o Fortaleza enfrenta o Santos pelo campeonato local em partida que pode aproximar o clube da zona de rebaixamento em caso de derrota. A partida será na Arena Castelão no domingo (13) em pleno Dia dos Pais às 18:30.