O jogo mais importante da história centenária do Fortaleza chegou. Neste sábado (28), o Tricolor do Pici enfrenta a LDU-EQU, pela final da Copa Sul-Americana de 2023. A partida vai acontecer no Estádio Domingos Burgueño, em Maldonado-URU, às 17h, horário de Brasília. O jogo vale o título inédito pro Fortaleza e pro futebol nordestino.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads e TikTok.
Dono da terceira melhor campanha da competição, o Fortaleza tem nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota em toda Sul-Americana. Depois de ser o líder do grupo H, que tinha San Lorenzo-ARG, Palestino-CHI e Estudiantes de Mérida-VEN, o time de Juan Pablo Vojvoda ainda eliminou o LIbertad-PAR, o América-MG e o Corinthians antes de chegar em sua primeira final continental. Em sua última partida antes da decisão, acabou derrotado pelo Bahia, por 2×0, pela 28ª rodada do Brasileirão.
A LDU já conhece o caminho da taça. Em 2009, os equatorianos superaram outro brasileiro na final, o Fluminense, pra garantir o título da Sul-Americana. Nesta edição, o time de Quito também foi líder do seu grupo, passando por Botafogo, Magallanes-CHI e Universidad Cesar Vallejo-PER na chave A. No mata-mata, a LDU precisou de duas disputas de pênalti, contra Ñublense-CHI e São Paulo, antes de dominar o Defensa y Justicia nas semifinais. Sua última partida foi a vitória contra o Emelec, por 1×0, na nona rodada do Campeonato Equatoriano.
RETROSPECTO
Será a primeira vez que Fortaleza e LDU se enfrentam.
FICHA DE JOGO
Fortaleza x LDU
Copa Sul-Americana – Final
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Quarto Árbitro: Angel Arteaga (VEN)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Onde assistir: SBT, ESPN e Star+
LEIA TAMBÉM:
- Raio-X da final: tudo sobre Fortaleza e LDU na finalíssima da Copa Sul-Americana; confira
- Agora é final de Copa Sul-Americana! Conheça os destaques de Fortaleza e LDU
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
LDU: Domínguez; Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Quiñónez; Piovi, Martínez e González; Jhojan Julio, Ibarra e Paolo Guerrero. Técnico: Luís Zebeldia
PALPITES
Luan Paiva, setorista do Fortaleza: “O caminho percorrido pelo Fortaleza foi percorrido única e exclusivamente pelo clube gerido por Marcelo Paz. Sair da Série C do futebol brasileiro pra uma final continental em sete anos é uma coisa inimaginável. Vojvoda e seu time sabem o que isso significa. Final é imprevisível e a LDU tem um time perigosíssimo, mas depois de tudo o que aconteceu, é impensável apostar contra o título do Leão do Pici”
Palpite: Fortaleza 2-0 LDU