A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou nesta semana a tabela do Campeonato Paranaense de 2023, que tem o Coritiba como atual campeão. O Estadual inicia no dia 14 de janeiro e as finais acontecem no dia 2 e 9 de abril.
O Campeonato Paranaense irá seguir o mesmo formato das últimas três temporadas, com um turno único e mata-mata até as finais. A Federação optou por repetir pelo segundo ano o limite de 35 jogadores inscritos por time, apenas cinco jogadores podem ser substituídos.
Os jogadores devem ser incluídos no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, até o último dia útil anterior à oitava rodada da primeira fase.
O atual campeão do Campeonato Paranaense é o Coritiba, que venceu o Maringá na final em 2022. As equipes que foram rebaixados na última temporada foram o União-PR e o Paraná Clube.
Em 2023, participaram do Campeonato Paranaense: Athletico, Coritiba, Azuriz, Cianorte, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário-PR, Rio Branco-PR, além dos recém-promovidos Foz do Iguaçu e Aruko Sports, campeão e vice da Divisão de Acesso.
O formato de 2023, que é o mesmo das últimas três temporadas, funciona da seguinte maneira: com um turno único e mata-mata até as finais da competição. No primeiro turno oito times avançam para o mata-mata e os dois times que menos fizerem pontos são rebaixados.
A edição 109 somará 17 datas, a mesma de 2021 e 2022, mas uma acima da orientação da CBF. O estadual deve dar três vagas para a Série D de 2024, mas Paraná e outros 13 clubes tentam pleitear uma vaga para o Brasileirão através do retorno da Taça FPF, extinta desde 2019.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O maior clássico do estado, Athletico e Coritiba, acontece na 7ª rodada do Campeonato Paranaense, no dia 5 de fevereiro, às 18h30, na Arena da Baixada.
Confira os jogos do Coritiba no Paranaense:
- 1ª rodada: Aruko Sports (casa) 15 de janeiro
- 2ª rodada: Foz do Iguaçu (fora) 18 de janeiro
- 3ª rodada: Rio Branco (casa) 22 de janeiro
- 4ª rodada: Maringá (fora) 25 de janeiro
- 5ª rodada: Azuriz (casa) 29 de janeiro
- 6ª rodada: Cianorte (casa) 1 de fevereiro
- 7ª rodada: Athletico (fora) 5 de fevereiro
- 8ª rodada: FC Cascavel (fora) 9 de fevereiro
- 9ª rodada: São Joseense (casa) 12 de fevereiro
- 10ª rodada: Londrina (casa) 15 de fevereiro
- 11ª rodada: Operário (fora) 26 de fevereiro
O Coritiba agora entra em um período de férias e só retorna aos treinos no dia 14 de dezembro para iniciar a preparação para a próxima temporada.