Na reedição da final da Copa do Mundo de 2018, a França novamente levou a melhor sobre a Croácia e venceu a partida por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Maksimir Stadium, onde 7 mil torcedores maracaram presença. Griezmann e Mbappé marcaram os gols para os franceses, enquanto Vlasic descontou para os croatas.
Com este resultado, a França agora está com 10 pontos, mesma pontuação de Portugal. A Croácia estacionou nos 3 pontos e brigará com a Suécia (0) nos dois jogos restantes pela manutenção na Liga A da Nations League.
O JOGO
A partida começou movimentada com as duas equipes tentando manter controle da posse e impor pressão no último terço do campo. Entretanto, os franceses estavam com maior volume de jogo com 68% de posse no início da partida.
Dominante desde o início, a França rapidamente abriu o placar aos 8 minutos. Mendy surpreendeu ao chegar improvisado no fundo atuando pela lateral direita. Na tentativa do cruzamento, Vida cortou mal e a bola sobrou para o atacante Girezmann, com espaço dentro da área, armar o chute e bater muito forte no canto direito e deixar o goleiro Livakovic sem reação.
A Croácia estava cedendo muito espaço e os franceses estavam aproveitando, mantendo o ritmo e tendo novas chances reais de gol. Aos 11 minutos, um contra-ataque perigoso teve Mbappé saindo em velocidade para acionar Griezmann já passando pelo meio-campo. No toque final, o passe saiu forte demais e Tolisso foi desarmado. Uma oportunidade maior ainda surgiria aos 14 minutos em jogada de Mbappé. Tocando para Marcial e recebeu de volta com total condições de concluir, o jovem atacante acabou desperdiçando a chance e chutou à esquerda, mesmo com o gol aberto.
Depois de ser muito pressionada, a equipe de Zlatko Dalić conseguiu reagir na partida e pressionou os franceses nos minutos seguintes. A primeira jogada foi construída aos 19 minutos com Lovren recebendo cruzamento na direita pelo alto, cabeceando por cima do gol de Lloris. Aos 24′, foi a vez de Perisic cobrar falta na entrada da área, mas acabou chutando por cima. Os croatas conseguiram diminuir a intensidade francesa com linhas mais altas na marcação.
Perto dos 30 minutos tivemos a principal chance dos croatas no 1º tempo. Vlašić dominou bem e fez o giro no meio-campo acionando Perisic na esquerda, que ganhou de Mendy no drible e cruzou rasteiro para Pasalic chutar na cara do gol, exigindo uma defesa espetacular de Lloris à queima-roupa praticamente na pequena área, salvando a França de tomar o empate.
Nos minutos restantes da primeira etapa, os croatas seguiram com maior controle da posse, sem conseguir empatar a partida. A chance final foi dos franceses na cobrança de falta do atacante Griezmann à esquerda da área direto para Lenglet, que cabeceou para fora.
A parte inicial do 2º tempo teve roteiro distinto, pois a Croácia foi dominante nos primeiros dez minutos na condução da posse de bola com maior fluidez e movimentação. Desta forma, os croatas conseguiriam o gol de empate aos 20 minutos da segunda etapa. Barišić recebeu o passe na esquerda da e fez o cruzamento que passou por Pelisic (dentro da área), mas Luka Modric recuperou e ganhou a jogada na linha de fundo, acionou o atento Brekalo sem marcação dentro na área que tocou para Nikola Vlašić, dominando e chutando firme, deixando Lloris estático na conclusão, empatando o jogo.
Durante todo esse período da segunda etapa, os franceses não haviam sequer testado o goleiro Livakovic, visto que a adaptação tática para o 4-4-1-1 com Mbappé isolado não estava sendo efetiva. Porém a situação começou a mudar com a entrada de Pogba (no lugar de Rabiot) que ajudou na construção da primeira finalização no 2º tempo e foi decisivo no segundo gol da França em uma ação mais vertical.
Do meio-campo, Pogba acertou um cruzamento em profundidade para o lado esquerdo e achou Digne na entrada da área pelo lado esquerdo, restando cruzar de primeira e Mbappé concluir aos 33 minutos na ligação direta que resultou na diagonal espetacular do volante que havia entrado em campo há poucos minutos.
Os momentos finais de partida foi marcados pelas tentativas sem organização pela Croácia, que conseguiu ter apenas duas chances de empatar: aos 40 minutos, no chute de Kovacic fazendo Lloris defender em dois tempos, e aos 48 minutos no contra-ataque pela direita que terminou no cruzamento e Uremovic nas mãos do goleiro.
FICHA TÉCNICA
Croácia 1-2 França
Data: 14/10/2020, 15:45
Estádio: Maksimir
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Gols: 1T 8′ Griezmann (França); 2T 19′ Vlasic (Croácia); 2T 33′ Mbappé (França)
Substituições – Croácia: Kovacic (Badelj); Brekalo (Pasalic); Budimir (Petkovic); Bradaric (Perisic); Kramaric (Vlasic)
Substituições – França: Coman (Martial); Camavinga (Tolisso); Pogba (Rabiot); Lucas Hernández (Digne); Giroud (Griezmann)
Croácia (4-2-3-1): Dominik Livaković; Filip Uremović, Dejan Lovren, Domagoj Vida, Borna Barišić; Milan Badelj, Luka Modric; Mario Pašalić, Nikola Vlašić, Ivan Perišić; Bruno Petković. Técnico: Zlatko Dalić.
França (4-3-1-2): Hugo Lloris; Mendy, Varane, Lenglet, Lucas Digne; Corentin Tolisso, Steven N’Zonzi, Adrien Rabiot; Griezmann, Anthony Martial, Kylian Mbappé. Técnico: Didier Deschamps